A Eurostar, operadora de trens de alta velocidade na Europa, anunciou planos ambiciosos para expandir sua rede com serviços diretos ligando Londres a Frankfurt, na Alemanha, e Genebra, na Suíça. A expectativa é que as novas rotas comecem a operar no início da década de 2030, marcando o que a empresa chama de uma “nova era dourada do transporte internacional sustentável”.
Para isso, a companhia planeja investir cerca de 2 bilhões de euros na aquisição de uma frota de até 50 trens modernos, que também permitirão aumentar a frequência nas rotas já consolidadas.
O tempo de viagem é um grande atrativo: o trajeto entre Londres e Frankfurt deve durar aproximadamente cinco horas, enquanto a viagem até Genebra terá cerca de cinco horas e 20 minutos. A Eurostar ainda não divulgou detalhes sobre paradas intermediárias nem se haverá flexibilidade para embarque e desembarque em pontos ao longo do percurso.
As novas rotas têm foco especial em viagens corporativas, já que Frankfurt e Genebra são importantes centros financeiros internacionais. Além disso, ambas as cidades são destinos turísticos renomados, reconhecidas pela cultura, arquitetura marcante e eventos globais.
Embora a data exata de lançamento ainda seja preliminar, devido a desafios logísticos como ampliação das estruturas nas estações, implantação de novos pontos de controle fronteiriço e acordos para uso das linhas férreas, Gwendoline Cazenave, CEO da Eurostar, mantém otimismo, citando o forte compromisso da empresa, a crescente demanda dos passageiros e o apoio governamental.
Além da expansão das rotas internacionais, a Eurostar também aumentará a oferta em trajetos populares. O serviço diário de ida e volta entre Londres e Paris será ampliado de 17 para 20 partidas. Já a ligação entre Londres e Amsterdã ganhará uma quarta frequência diária a partir de 9 de setembro e uma quinta a partir de meados de dezembro.
Atualmente, a Eurostar conecta Londres a Paris, Bruxelas, Amsterdã e opera rotas sazonais para os Alpes franceses durante o inverno. Em 2024, transportou 19,5 milhões de passageiros, um crescimento de 5% em relação aos 18,6 milhões de 2023. O trajeto Londres-Paris segue como o mais procurado, com 280 mil passageiros, seguido por Londres-Bruxelas, com 250 mil.
Embora detenha o monopólio, a Eurostar já enfrenta concorrência potencial de grupos como Virgin, FS Italiane e Gemini Trains, que planejam entrar no mercado de trens internacionais.