BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Praia de Porto das Dunas celebra nascimento de 101 filhotes de tartaruga-oliva

Ocorrência rara da espécie no litoral cearense reforça a importância da conservação marinha e monitoramento ambiental na região de Aquiraz (CE)

Um evento significativo para a conservação marinha foi registrado na manhã desta segunda-feira (9), na praia de Porto das Dunas, Aquiraz (CE), nas proximidades do Beach Park. Cento e um filhotes de tartaruga-marinha da espécie oliva (Lepidochelys olivacea) nasceram e seguiram rumo ao oceano. O momento foi acompanhado pela equipe de Sustentabilidade do Beach Park, em colaboração com a Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz (Apremace).

A tartaruga-oliva é considerada uma espécie incomum na região. Esta foi a primeira ocorrência do animal na atual temporada reprodutiva, conferindo ao evento um caráter ainda mais relevante para os esforços de conservação marinha no litoral cearense.

A liberação dos filhotes contou com a coordenação da Ong Apremace e a presença de voluntários, biólogos, colaboradores do Beach Park, bombeiros civis, agentes do Demutran e autoridades locais. As pequenas tartarugas alcançaram o oceano em poucos minutos, sob olhares atentos e emocionados dos presentes.

Desde o início da temporada de desovas, em 19 de dezembro de 2024, até junho de 2025, a Apremace já realizou o monitoramento de 114 ninhos ao longo do litoral de Aquiraz. Estima-se que, nesse período, cerca de 12.300 filhotes de diversas espécies já tenham sido conduzidos com sucesso ao mar.

O ninho da tartaruga-oliva em questão vinha sendo acompanhado de perto pela Apremace, com o suporte da equipe de sustentabilidade do Beach Park. O local foi devidamente identificado e isolado com cordas e sinalização, garantindo a segurança do ninho e prevenindo a circulação de pessoas na área. A equipe do destino turístico é capacitada para atuar em situações como essa, prestando os primeiros cuidados necessários.

A expectativa é de que novos nascimentos continuem ocorrendo até o final da temporada, contribuindo para o aumento da fauna marinha nas praias do Ceará e fortalecendo as iniciativas de preservação ambiental.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Patagônia Chilena promove rodada de negócios...

Evento reuniu fornecedores e operadores de turismo para fortalecer a promoção turística da região de Magallanes, na Patagônia Chilena

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Power bank em voo: especialista alerta...

Especialista em segurança aeronáutica explica riscos das baterias de lítio e orienta passageiros sobre como transportar e usar o dispositivo sem comprometer a segurança a bordo

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS