BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

United Airlines suspende uso da Starlink em jatos regionais por interferência

Problema técnico afeta comunicação de aeronaves Embraer operadas pela United Express; empresa e Starlink investigam causa

A United Airlines suspendeu temporariamente o uso da internet via satélite da Starlink em pelo menos 24 aeronaves Embraer E175-E1, após relatos de interferência em comunicações por rádio. Os equipamentos foram instalados em jatos regionais operados por terceirizadas sob a marca United Express. A medida preventiva vem após pilotos identificarem ruídos estáticos e chiados no rádio VHF — principal canal de comunicação com o controle de tráfego aéreo.

O caso foi inicialmente divulgado pelo portal norte-americano The Points Guy e confirmado pela própria companhia aérea. A United foi a primeira empresa do mundo a instalar antenas da Starlink, rede de internet da SpaceX, em jatos regionais. O sistema foi promovido como uma solução de alta velocidade e baixa latência para melhorar a experiência de conectividade dos passageiros a bordo.

Em nota, a United Airlines declarou: “Estamos trabalhando junto à Starlink para investigar um pequeno número de relatos de interferência estática durante a operação do sistema de Wi-Fi, algo relativamente comum em companhias aéreas que começam a oferecer internet a bordo. Esperamos retomar o serviço nessas aeronaves em breve.”

O problema, até o momento, parece ser restrito às aeronaves da United. Outras companhias que já utilizam a tecnologia Starlink em modelos diferentes não reportaram incidentes semelhantes. É o caso da airBaltic, que opera com Airbus A220; da Hawaiian Airlines, com os Airbus A321neo e A330ceo; e da Qatar Airways, com o Boeing 777 — todas com sistemas Starlink em funcionamento sem registros de interferência.

A suspensão do serviço levanta questões sobre a compatibilidade da nova tecnologia com determinados modelos de aeronaves e reforça a importância dos testes contínuos em ambiente operacional. A expectativa da United é que o serviço seja retomado assim que a investigação conjunta com a Starlink for concluída.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasil lidera turismo no Chile e...

País registrou 787 mil viajantes brasileiros em 2024; expectativa é superar 800 mil este ano

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Aeroporto de Guarulhos orienta passageiros sobre...

Concessionária reforça cumprimento das regras da Anac e recomenda atenção às normas para evitar contratempos no embarque

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS