São Paulo (SP) – Com um discurso centrado em inovação, rentabilidade e confiança, Marcio Nogueira, diretor Comercial da HotelDO, abriu a terceira edição do Campus HotelDO nesta quarta-feira (18), no Hotel Laghetto, na capital paulista. Voltado à capacitação e networking entre agentes de viagens e grandes players da indústria turística, o evento recebeu mais de 150 profissionais para um dia inteiro de conteúdo.
Logo na abertura, Nogueira destacou a importância da presença dos agentes. “Vocês poderiam estar descansando, aproveitando o feriado, mas decidiram estar aqui, se capacitando para entregar a melhor experiência possível ao cliente final. Isso mostra o profissionalismo de vocês”, afirma.
A apresentação do executivo teve como fio condutor a transformação. Ele relembrou os 25 anos de trajetória da HotelDO e como a empresa evoluiu de um site de venda de hospedagens em meio à bolha da internet, em 2000, para um hub completo de soluções no turismo B2B, com atuação em mais de 19 países.
“A HotelDO de hoje é resultado de uma transformação contínua. Começamos com 45 profissionais e hoje temos mais de 600 só no B2B, com uma rede de atendimento a mais de 10 mil agências no Brasil”, ressaltou. A empresa também anunciou que pretende ampliar ainda mais seu portfólio, com novas verticais como cruzeiros e soluções para aluguel de temporada.
Novos perfis de agentes e presença nacional
Durante sua fala, Nogueira também chamou atenção para a entrada de novos perfis no setor. Segundo ele, cerca de 60% a 70% dos cadastros mensais na plataforma vêm de agências com menos de dois anos de operação, muitas delas criadas após a pandemia. “Temos um público novo, muita gente em transição de carreira, que está descobrindo no turismo uma oportunidade real de negócio”, observa.
Outro ponto destacado foi a estrutura nacional da HotelDO, com presença presencial ou remota em todas as regiões do País. “Hoje temos agentes em São Paulo, no Acre e em todo o Brasil sendo atendidos pelos nossos executivos comerciais”, acrescenta.
Três pilares estratégicos
A estratégia atual da HotelDO está estruturada em três pilares: tecnologia, rentabilidade e confiança. “Nós somos uma empresa de tecnologia feita por pessoas, e tudo que fazemos é para tornar o trabalho do agente mais eficiente e lucrativo. Nosso objetivo é entregar valor, não só serviço”, frisou.
Segundo ele, a plataforma hoje opera como operadora, consolidadora e broker, com mais de 1,4 milhão de opções de hospedagem e produtos adicionais como ingressos, seguros, traslados e pacotes personalizados. “A ideia é que o agente encontre tudo em um só lugar e possa se concentrar em vender com agilidade e margem”, explicou.
Resultados e investimentos
Nogueira também compartilhou os resultados da companhia, divulgados recentemente, destacando o crescimento de 28% no B2B em 2024 e lucro líquido de US$ 28 milhões. Ao final de 2024, a empresa contava com mais de R$ 1 bilhão em caixa.
O executivo mencionou ainda a recente aquisição do Grupo Decolar — ao qual a HotelDO pertence — pelo conglomerado holandês Prosus, também controlador de marcas como iFood e Sympla. “Esse movimento amplia nossa capacidade de inovação, e o Brasil é prioridade dentro da estratégia de investimentos do grupo”, garante.
Expansão do Campus
O evento desta quarta-feira marca a primeira parada do Campus HotelDO 2025, que já tem próximas edições previstas para Campinas (setembro), Belo Horizonte (outubro) e novamente na capital paulista.
A programação em São Paulo contou com ativações de marcas e capacitações de parceiros como Avianca, Setur-CE, Setur-SC, Grupo Xcaret, Kennedy Space Center, Universal Assistance, Visit Orlando, WAM Group, Wyndham, Ritz Hotéis e Atlântico Hotéis.
“Queremos transformar o turismo com vocês. Não é discurso pronto. O que vocês trazem como demanda e necessidade é o que direciona nosso trabalho. Estamos aqui para ouvir e construir juntos”, conclui Nogueira.