O Viaje Paraná, órgão de promoção turística do governo do estado, lançou o Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos, com 249 atrativos organizados e qualificados para o mercado nacional e internacional. A publicação está disponível para download gratuito e reúne produtos turísticos do Paraná em 132 destinos distribuídos por 15 regiões turísticas.
Voltado a agentes de viagens, guias e profissionais do setor, o material destaca as oportunidades nos segmentos de Turismo Rural, Náutico & Pesca, Saúde & Bem-estar, Gastronômico, Sol & Praia, Cultural, Ecoturismo & Aventura, Sobre Rodas, Negócios & Eventos e Religioso. A seleção foi baseada em critérios de comercialização, reputação online, certificações e infraestrutura básica, como hospedagem, alimentação e transporte.
“O catálogo vai ser fundamental para uma série de engrenagens que fazem o turismo funcionar, graças à precisão e qualidade das informações disponíveis”, ressalta Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
“Tanto as agências de viagens quanto os profissionais que cuidam dos atrativos agora têm dados completos sobre cada segmento e seu público-alvo”, complementa.
Segmentação e praticidade para o mercado
De acordo com o levantamento, destinos foram considerados os municípios com fluxo turístico definido. Já os produtos são atrativos, serviços ou equipamentos prontos para o consumo físico ou digital. Um exemplo é o Turismo Religioso, que conta com 40 atrativos estaduais detalhados, incluindo perfil demográfico do público, ticket médio de até R$ 200/dia e dados socioeconômicos.
Outro destaque é o Turismo Náutico & Pesca, com itens como a Baía de Antonina, o Lago de Itaipu e a Represa de Chavantes. Já no Turismo de Negócios & Eventos, o portfólio mapeia 27 espaços qualificados para feiras e shows, incluindo estruturas ligadas ao MICE e Conventions Bureaux estaduais.
“O material é muito prático, com mapas e informações segmentadas, o que facilita na busca dos profissionais da área. É possível ter uma clareza maior do que é o Paraná com relação ao turismo em todos esses segmentos”, explica Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.
O material completo está disponível neste link.