A Embratur promoveu, nesta semana, uma série de ações estratégicas na Europa com foco na promoção internacional do Brasil. Os workshops, realizados em Roma (23 de junho) e Paris (25 de junho), reuniram operadores turísticos, agentes de viagens e companhias aéreas com o objetivo de fortalecer a imagem do país como destino autêntico, sustentável e repleto de atrativos culturais e naturais. As iniciativas também serviram de palco para o lançamento da plataforma B2B Brasil Travel Specialist (BTS), ferramenta digital voltada à capacitação de profissionais internacionais do setor.
A agenda foi organizada em parceria com as embaixadas brasileiras na França e na Itália e teve como destaque a divulgação dos patrimônios brasileiros reconhecidos pela Unesco. “Esses destinos englobam uma vasta gama de experiências — desde paisagens naturais imponentes, como as Cataratas do Iguaçu e o Pantanal, até centros históricos ricos em cultura e arquitetura, como Ouro Preto e Salvador — refletindo a diversidade e autenticidade do país. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os apaixonados por ecoturismo, história e cultura”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Durante os eventos, os participantes puderam conhecer os benefícios da nova plataforma Brasil Travel Specialist, que inclui acesso a capacitações, materiais promocionais, sorteios de passagens e possibilidade de participação em famtours para o Brasil. Também foram apresentados os roteiros do programa “Feel Brasil”, que reúne 101 experiências imersivas e sustentáveis em diferentes regiões do país.
Bruno Reis, diretor de marketing internacional, negócios e sustentabilidade da Embratur, destacou o papel estratégico da plataforma: “Ele fortalece a comercialização do Brasil em mercados estratégicos como o francês e o italiano. Nosso objetivo é oferecer todo o nosso apoio aos agentes de viagens estrangeiros em seu processo de vendas para o cliente final”.
Na capital italiana, o evento teve apoio da TAP Air Portugal, companhia com maior conectividade entre a Europa e o Brasil. A aérea opera voos partindo de 13 cidades italianas via Lisboa, conectando-se a 13 destinos brasileiros. A mais recente rota anunciada liga a Europa a Porto Alegre, permitindo acesso facilitado às ruínas de São Miguel das Missões, um dos sítios históricos brasileiros reconhecidos pela Unesco.
O mercado italiano apresentou crescimento de aproximadamente 20% no número de turistas que visitaram o Brasil em 2024 em comparação ao ano anterior, mantendo-se como o quarto maior emissor europeu. O evento em Roma reforçou o apelo da cultura, natureza e gastronomia brasileiras junto ao público italiano.
Já na França, a Embratur celebra um crescimento expressivo de 25% nos primeiros cinco meses de 2025. Quase 120 mil turistas franceses visitaram o Brasil nesse período, consolidando o país como principal mercado emissor europeu. A conectividade aérea é um dos fatores que impulsionam essa alta: atualmente, Air France, Latam e Azul operam voos diretos de Paris para cinco destinos brasileiros, somando cerca de 170 voos mensais e mais de 56 mil assentos. A malha aérea é complementada por conexões com outras companhias, como KLM, Air Europa e ITA.