No sábado (29), foi concluída a viagem inaugural do Adriatic Express, trem noturno operado pela PKP Intercity, que conecta Varsóvia, na Polônia, à cidade de Rijeka, no litoral noroeste da Croácia. A nova rota ferroviária responde à alta demanda de turistas poloneses pelo destino croata — mais de 1,2 milhão em 2024, segundo o portal Travel Croatia — e busca também incentivar o fluxo de visitantes croatas para a Polônia.
O trajeto de aproximadamente 19 horas conta com paradas em diversas cidades da Polônia, além de passagens pela República Tcheca, Áustria e Eslovênia. Com quatro operações semanais durante a alta temporada, o serviço é um dos mais longos da Europa em operação contínua.
A proposta começou a ser discutida há quatro anos, mas foi adiada por conta dos impactos da pandemia de covid-19. A retomada foi anunciada oficialmente em maio pelo primeiro-ministro polonês Donald Tusk, por meio de publicação na rede social X. “Finalmente temos um trem direto da Polônia para a Croácia! Começamos em junho, quatro vezes por semana”, declarou.
De acordo com a PKP Intercity, mais de 90% dos assentos e todos os compartimentos com beliche foram reservados já na primeira viagem. A composição possui 172 lugares, sendo 132 assentos em segunda classe e 40 couchettes.
Dariusz Klimczak, ministro da Infraestrutura da Polônia, também comentou sobre o lançamento. “Este é o início de um novo capítulo para as viagens de férias por trem”, publicou na mesma rede. “Não é apenas uma conexão rápida e conveniente, mas também um símbolo de férias acessíveis na Europa — inclusive para cidades menores”, acrescentou.
O Adriatic Express parte de Varsóvia por volta das 14h e chega a Rijeka antes das 9h do dia seguinte. No retorno, o trem sai da Croácia por volta das 19h, com chegada prevista na capital polonesa antes das 14h. As tarifas de ida começam a partir de 200 zlotys (cerca de 50 euros). O serviço está programado para operar exclusivamente durante o verão europeu, com o último trem partindo da Polônia em 28 de agosto.