A Prefeitura de Gravatá (PE) deu um importante passo para a valorização do patrimônio histórico e cultural do município com a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de requalificação, revitalização e preservação do Alto do Cruzeiro, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.
O projeto será realizado com recurso próprio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, além de contar com emenda parlamentar do deputado federal Waldemar Oliveira.
Com investimento superior a R$ 1 milhão, a iniciativa contempla a revitalização completa do Mirante do Alto do Cruzeiro e a restauração da Cruz Monumental, símbolo de fé e identidade do povo gravataense.
As melhorias têm como objetivos principais estimular a economia local, fomentar o turismo religioso, cultural e de lazer, ampliar os espaços públicos de convivência, melhorar a acessibilidade e a segurança no local e preservar um dos marcos históricos mais importantes da cidade.
“Acabamos de assinar a ordem de serviço de requalificação do Alto do Cruzeiro, nosso maior cartão postal”, declara Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. “A gente fica bastante feliz, ou seja, não é apenas a parte cultural, a parte em si de cultura que a gente vem trabalhando no Cruzeiro, que vai ser totalmente revitalizado para que mais eventos possam acontecer”, acrescenta.
“Serão investidos mais de 1 milhão de reais aqui no Polo do Cruzeiro e vai ficar muito boa essa requalificação, o projeto está massa, produzido junto com a nossa equipe técnica da Secretaria de Obras, a qual eu já deixo aqui o meu agradecimento e ao prefeito”, comenta Viviane Facundes, secretária de Obras e Serviços Públicos. “Será um serviço de muita importância para o município de visibilidade e levar conforto e trazer mais segurança tanto para os gravataenses como para você que é turista e vem nos visitar”, complementa.
O prefeito Joselito Gomes, comentou sobre essa assinatura da Ordem de Serviço que é um presente para os gravataenses e comerciantes do local. “O Alto do Cruzeiro é uma referência em Gravatá. Os gravataenses amam estar aqui, as pessoas que nos visitam também. Conseguimos a emenda do deputado federal, Waldemar Oliveira, e chegou o momento, a hora de executar esse projeto e o ambiente aqui, se já é agradável, ficará ainda melhor”, pontua.
Todos os contratos seguem os critérios estabelecidos pela Lei nº 14.133/2021, garantindo legalidade, transparência e qualidade técnica na execução da obra.