Realizada entre os dias 12 e 16 de maio, a 1ª Convenção de Vendas da HotelDO marcou um novo ciclo na trajetória da operadora. Comemorando 25 anos de atuação no mercado, o evento reuniu cerca de 250 participantes, incluindo 170 agentes de viagens de diferentes regiões do Brasil em Maceió (AL). Mais que celebração, a convenção se consolidou como espaço estratégico de capacitação, escuta ativa, lançamentos e visão de futuro para a plataforma pertencente ao grupo Despegar.
Com apoio da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur-AL) e da Luck Receptivo, a escolha do destino refletiu o objetivo de conectar os participantes com experiências genuínas. “Alagoas é um destino super turístico, com sol, mar e um clima maravilhoso. Nosso objetivo era trazer o nosso evento para um lugar que realmente representasse essa brasilidade, essa alegria”, afirma Márcio Nogueira, diretor comercial da HotelDO.
Segundo Marília Herrmann, secretária adjunta da Setur-AL, a capacitação in loco amplia a confiança dos agentes. “Eles conseguem dizer com propriedade: ‘Estive em Alagoas, conheci Maceió, conheci as regiões turísticas e seus atrativos’. Isso faz toda a diferença na hora de vender um pacote”, destaca a autoridade turística do estado, cujos investimentos no setor resultaram no acelerado desenvolvimento do destino em âmbito nacional e internacional.
BOX ALAGOAS
Alagoas registrou crescimento de 8% no fluxo de turistas nacionais e de 102% no internacional entre o primeiro semestre de 2024 e 2025, segundo dados da Embratur. O avanço é atribuído a ações de promoção e investimentos em infraestrutura, serviços e hotelaria. Entre os projetos em andamento, estão a construção de 19 novos hotéis com entrega prevista até 2028, o que deve ampliar a oferta de 52 mil para cerca de 60 mil leitos.
Também está prevista, até o fim de 2026, a inauguração do aeroporto de Maragogi, que deve iniciar operações com voos fretados nacionais. A conectividade aérea conta com três voos semanais da Tap entre Lisboa e Maceió, além de voos diretos da Gol para a Argentina e ampla cobertura nacional pelas companhias Azul, Gol e Latam. No mercado internacional, o estado tem reforçado sua promoção em eventos como a BTL (Lisboa), ILTM e ações do Consórcio Nordeste em Londres e Milão.
No segmento de luxo, Alagoas segue estruturando sua presença com apoio da entidade Alagoas Luxury, que reúne 26 pousadas premium. Destinos como São Miguel dos Milagres, Maragogi e Barra de São Miguel, além de empreendimentos como Kenoa e Ritz, estão entre os principais atrativos para esse perfil de viajante, que busca exclusividade, tranquilidade, gastronomia diferenciada e experiências autênticas.
“É legal poder ver as fotos, mas eu acho que falta o sentir. É exatamente isso que estamos proporcionando aos nossos clientes”, comenta Nogueira sobre a programação focada em visitas técnicas e imersão dos agentes de viagens no destino Alagoas, para além das palestras e treinamentos.
Programação: experiências, conteúdo e reconhecimento
A programação da convenção foi estruturada em três pilares: experiências de imersão no destino, treinamentos estratégicos e celebrações. Já no primeiro dia (12), que foi dedicado à chegada dos agentes no destino, os participantes foram recepcionados com rodada de negócios com parceiros comerciais da HotelDO, uma capacitação da Setur-AL e um jantar de boas-vindas no Ritz Lagoa da Anta.
No segundo dia da convenção (13), os participantes vivenciaram uma imersão em destinos alagoanos. Pela manhã, o grupo visitou as piscinas naturais do Pontal do Maragogi, com mergulho e passeios em arrecifes, além de parada no Caminho de Moisés, com atividades como jetski, banana boat, aula de dança e experiências gastronômicas. À tarde, seguiram para o Lontra Beach Club, na praia de Carro Quebrado, onde participaram de uma programação com música, bebidas e integração ao pôr do sol.
O terceiro dia (14) concentrou os conteúdos estratégicos. A programação começou com um painel conduzido por Nogueira, abordando a trajetória da HotelDO, os resultados da Despegar e os próximos passos. A agenda seguiu com apresentações de parceiros, como Walt Disney World Resort, Rede Brisa Hotéis, United Parks & Resorts, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Costeira Palace Beach Resort, Costão do Santinho Resort, Gramado Parks e Universal Orlando Resort.
Na segunda etapa do dia, os agentes acompanharam a palestra “Tecnologia, IA e Transformação Digital: Por que não é mais uma opção?”, ministrada por Alexandre Cordeiro, fundador do Travel Tech Hub. Em seguida, a programação seguiu com treinamentos técnicos divididos em grupos, com conteúdos de Visit Orlando, MMC, Aviva e Xcaret.
Na noite do mesmo dia, ocorreu a premiação dos 28 Top Sellers da HotelDO em 2024, com destaque para agentes de todas as regiões do Brasil e três Top Executives da operadora. O jantar e a celebração aconteceram no espaço de eventos do restaurante do Jatiúca Hotel & Resort, com patrocínio da Setur-AL e Xcaret.
BOX PREMIAÇÃO
- Norte
- Renata Rocha (Flytour Belém)
- Marvin Luz (MLX Viagens)
- Felipe Arantes (TZ Viagens São Luis)
- Joelson Sousa (Única Viagens)
- Clenir Baldin (Vilhetur)
- Nordeste
- Thais dos Santos (Cia de Milhas
- Nicole Simon (Hospedar Assessoria)
- Leandro Lima (Império das Passagens)
- Francisco Lisboa Junior (Sollo Turismo)
- Ticiana Gomes (Tici Tour)
- Centro-oeste
- Thiago Oshiro (Ares)
- Luiza Carneiro (Mais que um Roteiro
- Julia Oliveira (Personal Trip)
- Cássia Bailão (Select Club)
- Ana Carolina Monteiro (WAM Pass)
- Sudeste
- Monika Masserotto (Japaorlando)
- Bruna Souza (Menegatour)
- Lucas Gayoso (Orange)
- Fernando Braga Neto (Time for Travel)
- Camila Burgatti (Tio Orlando)
- Sul
- Kheldy Wechwerth (Amabile)
- Fernanda Heinig (Orlando com a Fê)
- Sabrina Lombardi (RD Roteiros)
- Débora Rodrigues (Vegas Viagens)
- Monica Possebom (Vip Sul)
- Top Executivos 2024
- Herika Alves
- Marcelo Piccirilli
- Marcia Gomes
Na véspera do retorno, o dia foi dedicado a mais imersão no destino Alagoas. Neste caso, os agentes de viagens participaram de uma programação voltada ao lazer, com visita ao Pratagy Acqua Park. O momento foi dedicado ao relaxamento e à integração dos participantes, que puderam conhecer a estrutura do parque aquático da rede Pratagy, com atrações como toboáguas e rio lento.
BOX PRATAGY ACQUA PARK
O Pratagy Acqua Park, localizado em Maceió (AL), se prepara para um novo ciclo de expansão com previsão de entrega até 2027. O projeto contempla novas atrações voltadas ao público adulto e visa conectar o parque aquático ao beach club Café de La Musique, ambos sob gestão do mesmo grupo. A integração busca elevar o padrão de entretenimento do complexo, que hoje opera com capacidade para até 700 visitantes por dia.
O parque atende tanto hóspedes do resort Pratagy All Inclusive, que possuem acesso livre à estrutura (exceto alimentação e bebidas, cobradas à parte), quanto visitantes externos, com ingressos vendidos online ou na bilheteria. A capacidade máxima costuma ser atingida em períodos de alta demanda, sendo controlada para preservar a qualidade da experiência.
Entre os destaques do parque estão o rio lento, brinquedos aquáticos, atividades como hidroginástica, jogos temáticos e eventos especiais, além de lounges e serviços personalizados. A área gastronômica conta com marcas terceirizadas e o espaço ainda abriga a operação do Vacation Club, produto de timeshare do grupo.
Durante a alta temporada, o Pratagy Acqua Park chega a receber até 25 mil visitantes por mês e vem ampliando sua atuação no segmento de eventos, como convenções corporativas e ativações de marca, consolidando-se como um importante atrativo turístico e de negócios em Alagoas.
Neste mesmo dia, os agentes de viagens tiveram a possibilidade de realizar uma visita técnica ao Jatiúca Hotel & Resort, que sediou a programação de palestras no dia anterior. À noite, a programação se encerrou com um coquetel no beach club Cafe de La Musique, também pertencente à rede Pratagy. A festa de encerramento contou com música, dança e sorteios de prêmios, incluindo famtours nacionais e internacionais.
Balanço e legado
Durante seu painel, Márcio Nogueira apresentou os resultados do primeiro trimestre de 2024 do grupo Despegar: US$ 5,5 bilhões em volume de vendas (+2%), US$ 27,9 milhões de lucro líquido (+14%) e US$ 247 milhões em caixa. A vertical B2B, da qual a HotelDO faz parte, cresceu 28% e representa 20% do total de vendas da holding.
“Esse marco é mais que uma comemoração, é um ponto de virada”, declara Nogueira. “Os 25 anos do HotelDO não apenas celebram um passado de conquistas, mas principalmente anunciam um futuro de ainda mais inovação, eficiência e compromisso com quem faz o turismo acontecer”, acrescenta.
Ele também relembrou marcos históricos enfrentados pela empresa, desde os atentados de 11 de setembro até a explosão da demanda reprimida em 2022. “A pandemia foi um momento ímpar, em que crescemos como profissionais e como empresa. Sei que muitos de vocês estão aqui porque vieram justamente daquela época”, compartilha.
Atualmente, a HotelDO atende mais de 10 mil agências em 19 países, com equipe de mais de 600 colaboradores de dez nacionalidades. A plataforma oferece 1,4 milhão de opções de hospedagem, 250 companhias aéreas e 12 mil experiências. Em 2023, foram mais de 16 mil visitas a parceiros, 34 eventos próprios, 18 webinars, 20 famtours (12 nacionais e 8 internacionais) e presença em sete feiras do trade.
Novos produtos e investimentos em tecnologia
A HotelDO aproveitou a convenção para reforçar seu compromisso com a inovação. Entre os destaques estão melhorias no sistema de reservas e na vertical de aéreo, implementação do comissionamento neto de pacotes e o fortalecimento de recursos já consolidados, como o aplicativo da empresa e o atendimento especializado via WhatsApp.
“Nosso objetivo com essas ferramentas é justamente esse: dar flexibilidade ao parceiro. Com o app, o agente pode continuar atendendo durante a viagem, mesmo sem estar em frente ao computador”, explica Nogueira, destacando ainda que, durante todo o evento, os agentes de viagens puderam contar com uma célula de pós-vendas especializada para atendimento dedicado às reservas ativas, esclarecimentos e suporte personalizado.
O executivo também apresentou a nova política de comissionamento, que permite aos agentes ampliar suas margens de rentabilidade. “Muitos parceiros chegam a rentabilizar até quatro vezes mais do que o comissionamento base. Não sou eu quem tem que dizer quanto vocês têm que ganhar. Quem sabe disso são vocês”, afirma o executivo.
Com foco no crescimento sustentável em 2025, com ênfase no segmento corporativo, a HotelDO também reforça sua aposta na ampliação da distribuição via API e a expansão da solução White Label. Adiante, a empresa se comprometeu em continuar investindo em:
- Automação de processos e integração de sistemas: otimizando o tempo do agente e reduzindo atritos na jornada de compra;
- Inteligência comercial aplicada: uso de dados para impulsionar estratégias de vendas e personalização de ofertas;
- Flexibilização nos modelos de pagamento e política comercial: ampliando a autonomia do parceiro e melhorando a experiência do cliente final;
- Capacitação contínua do canal de vendas: com foco em performance, uso de ferramentas digitais e conhecimento de produto;
- Experiências híbridas: mesclando eventos presenciais e conteúdos digitais para manter a conexão ativa com os parceiros ao longo do ano.
Modelo de negócios e – possível – rebranding
No plano estratégico da HotelDO também está a avaliação de um possível rebranding da marca. A intenção é alinhar melhor a identidade da empresa ao seu modelo de atuação, que vai além da hotelaria.
“Embora o nome HotelDO remeta a um serviço de reservas de hotéis com “Descontos Online”, hoje nossa plataforma oferece uma gama muito mais ampla de produtos. Queremos entender como os clientes percebem essa oferta e de que forma podemos comunicar isso com mais clareza”, comenta o diretor.
Atualmente, a atuação da empresa combina três frentes: operadora, consolidadora aérea e distribuidora com tecnologia própria. “Costumo dizer que somos uma empresa três em um. Trabalhamos com venda de pacotes, aéreo e tecnologia, de forma integrada e com equilíbrio entre essas frentes”, explica. “Por isso, quando me perguntam o que exatamente somos, a resposta não cabe em uma definição simples”, salienta.
Atualmente, as três áreas representam cerca de um terço do faturamento cada, o que reforça o modelo híbrido da companhia. “Pode ser que o estudo conclua que o nome atual já comunique bem o que oferecemos. Mas, se entendermos que ajustes são necessários, não teremos receio de evoluir”, completa.
O reforço da Prosus
Outro ponto-chave para o futuro da HotelDO é a recente aquisição da Despegar pela Prosus, grupo europeu de tecnologia com mais de US$ 100 bilhões em ativos. O negócio, avaliado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 10 bilhões na cotação atual), posiciona a empresa em um novo patamar. “É uma empresa com muita tecnologia, e esse movimento reforça ainda mais nosso posicionamento de crescimento e solidez”, afirma Nogueira.
Com a conclusão da aquisição, que aconteceu durante a 1ª Convenção de Vendas, a Despegar se tornará uma companhia de capital fechado, fortalecida por sinergias com outras marcas do portfólio da Prosus na América Latina, como o iFood e a Sympla. A expectativa é de expansão de soluções integradas com uso intensivo de inteligência artificial e foco em experiência do consumidor.
Com o fim da 1ª Convenção de Vendas da HotelDO, investimentos em inovação, revisão de marca, expansão internacional e fortalecimento institucional via Prosus, a operadora visa se posicionar na liderança do próximo ciclo do turismo B2B na América Latina. “Eu sou passageiro nessa empresa. Estou há 20 anos nela, mas sei que meu momento um dia vai passar. O mais importante é o legado que conseguimos deixar. A HotelDO será cada vez mais forte”, conclui Nogueira.
Próximos eventos
Entre os próximos passos, está o planejamento de um summit internacional para 2026, com representantes de mercados estratégicos como Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Estados Unidos. “Nosso objetivo é criar um evento coletivo, com a participação de todos os mercados em um só lugar, e não simplesmente replicar encontros separados”, aponta Nogueira.
O conteúdo será adaptado às particularidades comerciais e culturais de cada país. “Cada mercado tem suas particularidades. Vamos construir uma programação que reflita as realidades de todos os públicos presentes”, acrescenta. Os Estados Unidos surgem como forte candidato para sediar o encontro.
“Por muito tempo, concentramos nossos investimentos em tecnologia e participação em feiras já estabelecidas. Mas, nos últimos dois anos, entendemos que criar nossos próprios eventos é essencial para apoiar o agente de viagens que está entrando agora no mercado”, explica.
Quanto à próxima edição da convenção de vendas, Nogueira adianta que a ideia agora é revisar tudo, reconhecer os erros e acertos da primeira edição e identificar onde é possível melhorar.
Durante o encontro, empresas como Disney e Xcaret manifestaram interesse em sediar futuras edições. Nogueira, no entanto, afirma que qualquer decisão dependerá do posicionamento estratégico da empresa. “Ainda não está definido se será um evento anual, a cada dois anos ou em ciclos mais longos. Também estamos abertos à possibilidade de realizar a próxima convenção em nível nacional, regional ou até fora do país”, comenta.
Mesmo com o desejo de envolver mais agentes – atualmente cerca de 18 mil profissionais atuam com a HotelDO –, ele reconhece que a expansão internacional do evento, bem como a realização do summit internacional, envolve desafios operacionais importantes. “Temos consciência das limitações logísticas, mas queremos ampliar ao máximo o alcance para acelerar o processo de capacitação desses parceiros”, finaliza.