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Rumo ao mar de prosperidade

Durante roteiro de sete dias pelo Caribe, 400 agentes de viagens participaram da 5ª Convenção Internacional de Vendas da MSC

A bordo do MSC Seashore, a MSC Cruzeiros realizou à 5ª Convenção Internacional de Vendas, a maior edição do evento até então, reunindo 400 agentes de viagens em um roteiro pelo Caribe. Com o tema “Navegando Rumo à Prosperidade”, a programação combinou capacitação técnica, trocas comerciais e experiências exclusivas a bordo, reforçando a estratégia da armadora de consolidar-se como principal parceira do trade nacional.

Durante o coquetel de boas-vindas, realizado no Le Cabaret Rouge, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, deu as boas-vindas aos convidados com uma mensagem de otimismo e propósito. O executivo destacou o compromisso da companhia com o crescimento em múltiplas frentes, do desenvolvimento comercial à sustentabilidade socioambiental, e traçou um paralelo entre a edição atual e a anterior, que havia celebrado “A Grande Beleza do Turismo”. Segundo ele, a nova fase da MSC exige visão estratégica, foco no coletivo e valorização das relações humanas.

“Vivemos um momento muito especial”, afirmou Ursilli. “Esta convenção foi pensada para abrir novos horizontes e nos preparar, juntos, para alcançar a prosperidade em todas as suas formas.” O tom da fala refletiu a filosofia da armadora, que tem se destacado pela construção de vínculos sólidos com o canal de distribuição e pela contínua expansão de sua oferta global.

A importância dos agentes de viagens para o crescimento da empresa foi reiterada por Ignacio Palacios, diretor de Vendas da MSC, que aproveitou sua participação para destacar a nova campanha “Caribe é com a MSC”. A ação representa não apenas um esforço de marketing, mas uma decisão estratégica de posicionamento. Com oito navios operando na região e estrutura personalizada para o público brasileiro, a companhia reforça sua atuação com foco no B2B e no consumidor final.

Em sua fala, Palacios trouxe ainda um elemento simbólico para costurar o espírito do encontro: a trilha sonora da convenção. A canção “Feliz, Alegre e Forte”, de Marisa Monte, foi escolhida por sintetizar o estado de espírito da equipe MSC. “A letra diz que o estado contente da mente depende da gente. Isso traduz perfeitamente o momento que estamos vivendo e o quanto acreditamos no Caribe como um produto transformador”, comentou o executivo.

O mote da convenção, “Navegando rumo à prosperidade”, serviu como fio condutor para todas as atividades realizadas durante a semana. Ao longo da programação, os agentes participaram de painéis, palestras, visitas técnicas e experiências nos destinos visitados, como Cozumel, Roatán e Ocean Cay. 

Liderança consolidada

Além da estrutura operacional robusta, a MSC vem consolidando sua marca por meio de ações consistentes de visibilidade e relacionamento. A estratégia contempla investimentos em campanhas publicitárias 360°, parcerias institucionais e presença em grandes eventos de alcance internacional. Um dos destaques é o patrocínio ao Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que neste ano leva o nome da armadora e reforça a conexão com o público brasileiro em um dos maiores palcos esportivos do país.

A programação da 5ª Convenção Internacional também refletiu essa ambição de marca e de posicionamento. Entre painéis técnicos e momentos de imersão nos destinos visitados, os agentes de viagens participaram de palestras com especialistas renomados como Viviane Martins, que abordou as oportunidades para o segmento MICE; Márcio Zepellin, com foco em vendas e performance; e Saulo César, que discutiu o conceito de prosperidade a partir de uma perspectiva ampla, alinhada ao propósito do evento.

Com foco no futuro, a MSC anunciou novos embarques, ampliação de portos e a chegada de navios de última geração, como o MSC World America, já em operação no Caribe. O navio simboliza o novo momento da armadora, que busca integrar conforto, inovação e experiências customizadas para diferentes perfis de viajantes. Além de ser a primeira embarcação projetada especialmente para as Américas, o MSC World America eleva o patamar do produto com atrações inéditas e uma proposta multigeracional.

Para o Brasil, a expectativa também é de novidades relevantes na temporada 2025/2026. Além do retorno do MSC Seaview com foco no Nordeste, a companhia posicionará o MSC Preziosa em minicruzeiros temáticos, o MSC Lirica com saídas de Itajaí e o MSC Armonia com roteiros exclusivos para o litoral nordestino. A empresa ainda mantém sua política comercial competitiva, com parcelamento em até 12 vezes sem juros, ações promocionais sazonais e condições especiais para grupos e eventos.

Nesse sentido, a diversidade de produtos e a capilaridade da operação tornam-se pilares centrais para o fortalecimento do canal B2B. A MSC vem replicando no Brasil o modelo já aplicado no Caribe, com múltiplos homeports, ampliação do portfólio e suporte comercial personalizado para o agente de viagens. Essa abordagem foi reiterada por Adrian Ursilli durante os encontros com os participantes da convenção, que destacaram a importância do acesso regionalizado aos cruzeiros como diferencial competitivo.

A valorização do agente também ficou evidente nas decisões estratégicas reveladas a bordo. Durante o evento, a companhia anunciou o acréscimo de dois pontos percentuais na comissão para todas as vendas futuras, incluindo Europa, Caribe e até a Volta ao Mundo. A medida, válida até outubro, foi recebida com entusiasmo pelos profissionais presentes e simboliza a continuidade do compromisso da MSC com aqueles que promovem, vendem e fazem girar a engrenagem comercial da armadora.

A voz dos líderes

O tradicional painel de líderes é um dos momentos mais aguardados da programação. Mediado por Felipe Lima, chefe de Redação do Brasilturis Jornal, o encontro reuniu os principais líderes da companhia no Brasil e serviu como espaço para compartilhamento de estratégias, desafios e visões de futuro. Participaram Adrian Ursilli, Ignacio Palacios, Eduardo Simões, Fernanda Zebral e Denize Lousada — representantes das áreas de direção geral, vendas, marketing, comunicação e eventos, respectivamente.

Com falas alinhadas e foco no desenvolvimento do canal B2B, os líderes da MSC enfatizaram a importância da escuta ativa e da proximidade com o trade para sustentar uma operação de escala cada vez maior. “Esse é o evento que mais nos dá trabalho, mas também o que mais gostamos de fazer”, afirmou Simões, ao destacar o valor das trocas presenciais. A convenção, segundo ele, vai além dos conteúdos técnicos: é uma plataforma de inspiração, conexão emocional e fortalecimento de vínculos duradouros com os agentes de viagens.

Ao apresentar os resultados da última temporada, Ursilli reforçou a consolidação da companhia como líder absoluta na América do Sul. Foram mais de 765 mil pacotes comercializados a partir do Brasil, em uma operação que envolveu cinco navios com embarques nacionais e dois com roteiros internacionais. Para dar suporte a esse volume, o executivo destacou a robustez do Grupo MSC como diferencial competitivo, tanto no turismo quanto na logística global. “A MSC é o maior transportador de contêineres do mundo. Essa força nos dá estabilidade e sinergia para continuar investindo com confiança”, disse.

Outro ponto central abordado no painel foi a coerência estratégica da companhia, que se mantém fiel às suas raízes familiares e à filosofia europeia de gestão. Ursilli citou a valorização das pessoas como pilar essencial da cultura corporativa e frisou que muitos dos colaboradores a bordo e em terra acumulam décadas de trajetória dentro da empresa. Essa humanização também se reflete na maneira como a marca interage com o público e adapta suas experiências conforme o perfil regional — como no Caribe, onde os cruzeiros foram redesenhados para acolher melhor o passageiro brasileiro.

A campanha estrelada por Drew Barrymore e Orlando Bloom simboliza esse momento de reposicionamento global, em que a MSC alia estilo europeu ao conforto exigido pelo consumidor norte-americano. Segundo os executivos, esse nível de personalização é um dos principais diferenciais da armadora, e também um dos maiores desafios operacionais. “Não vendemos um produto padrão. Operamos globalmente, mas sempre falando localmente. É isso que garante nossa relevância nos diferentes mercados”, pontuou Palacios.

O painel também trouxe dados que evidenciam o crescimento acelerado da companhia nos últimos anos. De 12 navios em operação em 2016, a MSC passou a contar com 23 embarcações atualmente — número que deve chegar a 26 em breve. Esse avanço é sustentado por uma infraestrutura moderna e por investimentos estratégicos, como o novo terminal de Miami, que movimenta até 36 mil passageiros por dia. “O Caribe é mais do que um destino: é uma operação estruturada, com atendimento em português, saídas diversificadas e produto adaptado para o brasileiro”, reforçou Simões.

Campanhas é com a MSC 

Durante a convenção, a MSC Cruzeiros reforçou seu protagonismo também no mercado europeu com a campanha “Europa é com a MSC”. Mais do que uma ação promocional, a iniciativa foi apresentada como reflexo de uma operação já consolidada, com 19 navios posicionados na região em 2025 e cobertura de destinos estratégicos no Mediterrâneo Ocidental e Oriental, Norte da Europa e Ilhas Canárias. Este trabalho ganhou ainda mais destaque durante o coquetel promovido pelo Banco Daycoval, parceiro da armadora na oferta de soluções financeiras voltadas ao público viajante.

Eduardo Simões, Adrian Ursilli e Ignacio Palacios lideraram a apresentação da campanha, destacando o leque de possibilidades disponíveis para os brasileiros que desejam explorar a Europa em alto-mar. Com mais de 45 portos de embarque, a MSC consegue oferecer produtos altamente customizáveis, que se adaptam aos perfis e interesses de diferentes públicos. “Estamos presentes em cidades como Veneza, Trieste, Gênova, Barcelona e Marselha, com roteiros que incluem Grécia, Turquia, Croácia e Malta. Essa capilaridade nos permite criar experiências únicas”, destacou Palacios.

Entre os principais atrativos está o MSC World Europa, navio de última geração que operará no sul da Europa e será um dos carros-chefes da temporada. A bordo, os passageiros encontram o mesmo padrão de serviço reconhecido da MSC, agora aliado a uma infraestrutura ainda mais tecnológica e sustentável. Outro diferencial apontado pelos executivos é a atenção ao público brasileiro, com tripulação que fala português, sistema de parcelamento em até 12 vezes em reais e ambientação que facilita a adaptação cultural do viajante.

A praticidade também foi ressaltada como argumento de venda. Em tempos de câmbio volátil e incertezas econômicas, os cruzeiros da MSC oferecem previsibilidade de gastos, conforto e segurança para quem deseja viajar ao exterior sem surpresas. “O produto é completo, acessível e com o suporte de um parceiro sólido como o Banco Daycoval”, afirmou Palacios. A parceria entre as marcas ganhou protagonismo durante o evento, com o lançamento oficial da conta global em euro voltada aos brasileiros que viajam com frequência para fora do país.

Eduardo Campos, diretor de Retail Exchange do Daycoval, destacou que a nova solução financeira amplia a autonomia do viajante, ao permitir movimentações em euro com praticidade e menos custos. “Já estamos operando com a conta e a aceitação tem sido excelente, especialmente entre os agentes de viagens”, disse o executivo, que ainda anunciou a realização de sorteios e a entrega simbólica de uma conta com 500 euros de saldo a um dos participantes da convenção.

A campanha europeia da MSC também reafirma o posicionamento global da companhia, que busca equilibrar expansão e regionalização com foco no consumidor. Ao oferecer infraestrutura moderna, flexibilidade de portos, atendimento adaptado e facilidades financeiras, a armadora se consolida como a opção mais robusta para o público brasileiro que deseja cruzar o Atlântico e desbravar o Velho Continente por mar.

Outro destaque durante a convenção foi a campanha “Brasil é só com a MSC”, reforçando seu compromisso com o mercado doméstico e sua liderança no segmento de cruzeiros marítimos no país. Durante o coquetel de encerramento, Adrian Ursilli apresentou os três pilares que nortearão a operação na temporada 2025/26: capilaridade de embarques, renovação contínua da frota e fortalecimento das relações com o canal B2B.

Segundo o executivo, a MSC é atualmente a única companhia a oferecer embarques regulares em múltiplos portos nacionais — Salvador, Maceió, Rio de Janeiro, Santos, Balneário Camboriú e Itajaí — estratégia inspirada no modelo aplicado com sucesso no Caribe. Essa descentralização permite ampliar o acesso de novos públicos aos cruzeiros, diversificar a origem da demanda e fortalecer a presença da marca em diferentes regiões do país. “Pensou em Nordeste, pensou em praia, pensou em MSC”, resumiu Ursilli, ao reafirmar o protagonismo da armadora no litoral brasileiro.

A campanha “Brasil é só com a MSC” ganha ainda mais relevância diante do cenário competitivo e dos desafios operacionais locais. Mesmo diante de uma estrutura de custos elevada, a companhia segue apostando no mercado nacional, com embarques regulares, itinerários exclusivos e produtos adaptados ao perfil do consumidor brasileiro. Além disso, ações promocionais com parcelamento facilitado, cashback e tarifas segmentadas — como a Super Bingo — ampliam a atratividade do produto e ajudam os agentes a converter vendas com maior margem de negociação.

Durante a convenção, a MSC também anunciou um reforço direto na rentabilidade do canal de distribuição: os agentes presentes no evento garantiram o acréscimo de dois pontos percentuais na comissão até outubro. 

O coquetel de encerramento foi marcado por momentos de celebração, reconhecimento e gratidão. Ursilli homenageou os mais de 160 colaboradores da MSC espalhados pelo Brasil e reforçou a importância do trabalho em equipe, da disciplina e do preparo técnico para enfrentar os desafios operacionais — como os desvios climáticos que impactaram a última temporada. Ao lado dos agentes e parceiros, a armadora reafirmou sua posição como a única companhia com presença nacional plena e visão de longo prazo para o crescimento do turismo marítimo brasileiro.

Agentes veteranos

Para um grupo seleto de profissionais, que participa desde a primeira edição, em 2019, o encontro tornou-se, ao longo do tempo, mais do que uma oportunidade comercial — tornou-se um marco afetivo e profissional.

É o caso de Alexandre e Claudia Fernandes, da Tilli Viagens, de Campinas (SP), que desde o primeiro convite reconheceram o potencial do projeto. “Já conhecíamos o formato de outros eventos no Turismo, mas ver que era a MSC quem estava promovendo despertou outro tipo de interesse. Era algo novo, promissor — virou desejo imediato”, relembra o casal, que chegou a oficializar o casamento a bordo durante a segunda edição da convenção.

Essa trajetória de fidelidade também é compartilhada por Vilaní Oliveira, da Atua Viagens, de Curitiba (PR). Para a agente, a iniciativa da MSC extrapola o viés técnico. “A convenção virou uma extensão da minha identidade profissional. Participamos da primeira edição e, inclusive, casamos durante aquela viagem. A MSC está presente na nossa história”, compartilha. Segundo ela, o sentimento de pertencimento nasce da forma como a companhia se relaciona com seus parceiros: de maneira próxima, acessível e transparente. “Temos contato direto com diretores, gerentes, equipe comercial. Em outras empresas, existem filtros. Aqui, a comunicação é direta e fluida”, reforça.

Ao longo dos anos, os agentes também reconhecem a evolução da proposta. A programação — que inclui treinamentos, palestras, visitas aos bastidores e interação com os executivos — tem como foco aproximar o trade do produto, permitindo que os profissionais vivenciem o cruzeiro da mesma forma que seus clientes. Para Walter Lamark, da Rio Mar Viagens, essa experiência é um diferencial competitivo. “Mais do que capacitação, é uma imersão prática. Isso nos dá segurança para vender com propriedade e alinhamento com a estratégia da empresa”, destaca.

A vivência no navio, nos serviços e nos destinos tem impacto direto nas vendas. Alexandre Fernandes, por exemplo, relata que consegue transmitir com autenticidade cada detalhe da experiência. “Quando o cliente pergunta sobre o Caribe, posso falar com segurança, porque conheço o roteiro, testei os serviços, vivi o ambiente. Isso muda completamente a abordagem comercial”, afirma. Cristina e Mirella Pattaro, da Nato Travel, também de Campinas, ressaltam que a parceria com a MSC se consolidou por meio da convenção. “Começamos na primeira edição ainda com pouca experiência no setor. O evento foi uma virada de chave. Desde então, nunca mais ficamos de fora”, comenta Cristina.

Outro aspecto valorizado pelos participantes é o networking com agentes de diferentes regiões. Cíntia Rux, da Intermundo Viagens, destaca o aprendizado coletivo proporcionado pelo convívio. “A gente compartilha estratégias, desafios e soluções. É um espaço de construção conjunta, que fortalece o ecossistema do turismo”, afirma. Rosane Duarte, da Duart Viagens (Joinville/SC), complementa que a convenção também representa um momento de recarga emocional. “A convivência com colegas, os momentos de troca, as conversas nos bastidores — tudo isso gera um estímulo renovado para voltar à rotina com mais energia e ideias.”

Rosane também pontua a visibilidade gerada nas redes sociais como um recurso valioso. “Compartilhar a participação no evento gera desejo nos clientes. No ano passado, só de postar os bastidores, vendi 30 cabines. A presença gera resultado direto”, garante. O efeito, no entanto, não se limita ao momento do evento. “Muitos clientes são cruzeiristas de primeira viagem. Meu trabalho é mostrar que o produto é acessível, seguro e encantador. A maioria volta querendo repetir”, completa Cíntia.

Apesar dos custos envolvidos, os agentes afirmam que o retorno do investimento é rápido. “Com a comissão extra concedida aos participantes, já conseguimos compensar. Mas o ganho vai além. A convenção nos posiciona melhor, fortalece a marca e impulsiona as vendas”, explica Carla Costa, da Guiamondi Viagens. A agente também observa que o contato presencial com o navio e sua estrutura permite quebrar barreiras junto ao consumidor final, sobretudo com aqueles que têm receio de cruzeiros ou viagens internacionais.

Durante o evento, uma mudança de rota provocada por condições climáticas impediu o desembarque na ilha privativa Ocean Cay. O navio seguiu então para Roatán, em Honduras, inserindo um destino inédito para muitos participantes. A situação — prevista contratualmente — foi bem recebida pelo grupo e, na avaliação dos agentes, serviu como aprendizado. “Essas ocorrências nos ajudam a entender a dinâmica dos cruzeiros e a preparar melhor o cliente. Vivenciar isso nos dá mais argumentos e mais segurança na venda”, afirma Carla.

Ao fim da jornada, a percepção dos entrevistados é unânime: cada edição transforma. “Mesmo quando o roteiro se repete, nós estamos diferentes, mais maduros, mais preparados. É uma experiência que renova e fortalece nossa conexão com a marca”, afirma Cíntia Rux. Com cinco edições no currículo, esses profissionais já não são apenas participantes — são embaixadores da MSC. “A marca se vende sozinha, mas precisa de nós para continuar crescendo. E a convenção é onde tudo se alinha. Que venham muitas outras”, conclui Cristina Pattaro.

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Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

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