BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Acidente em Viracopos interrompe operações

Trabalhador morre atropelado durante manutenção; aeroporto fechou por mais de duas horas e vários planos de voos precisaram ser alterados

Um grave acidente na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), resultou na morte de um trabalhador na manhã desta quarta-feira (3), provocando o fechamento temporário do terminal para pousos e decolagens. O funcionário, identificado como Rodrigo Augusto Lucena Barros, prestava serviços de manutenção para uma empresa terceirizada quando foi atropelado por um veículo de outra prestadora de serviços.

A ocorrência foi registrada entre 5h e 6h26, horário em que a pista permaneceu fechada, causando atrasos e cancelamentos de voos. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que os procedimentos de segurança foram adotados imediatamente após o acidente, incluindo acionamento do socorro e isolamento da área. A morte de Rodrigo foi constatada ainda no local, e a perícia técnica foi acionada para dar início às investigações.

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — na delegacia instalada no próprio aeroporto. O motorista do veículo foi ouvido e liberado após prestar depoimento. As autoridades aguardam laudos periciais e a análise das imagens de câmeras de segurança para determinar as circunstâncias do atropelamento.

A Azul Linhas Aéreas, que tem em Viracopos seu principal hub no Brasil, foi diretamente impactada pelo fechamento temporário da pista. Em nota oficial, a companhia informou que 10 voos com destino a Campinas foram alternados para outros terminais, como Congonhas e Guarulhos. Além disso, cinco voos que decolariam de Viracopos e outros cinco que chegariam ao aeroporto foram cancelados. A empresa também comunicou que está adotando medidas para minimizar os impactos, incluindo a operação de voos extras e assistência aos passageiros, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“O fechamento da pista afetou diretamente a malha aérea da Azul, e os reflexos ainda serão sentidos ao longo do dia. A companhia lamenta o ocorrido e reforça que os clientes estão recebendo toda a assistência necessária”, informou a aérea.

O episódio levanta discussões sobre segurança operacional nos bastidores da aviação, especialmente em áreas de movimentação de aeronaves e veículos de apoio. A prefeitura de Campinas e o Ministério Público devem acompanhar as apurações do caso.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, confirmou o ocorrido e disse que presta apoio às investigações. Veja a nota na íntegra:

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) informa que na madrugada de hoje (02 de julho), durante atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens do aeroporto, houve um acidente envolvendo profissionais e veículos da empresa prestadora de serviços, resultando no óbito de um dos técnicos que atuava no local e que trabalhava para uma empresa terceirizada. O acidente foi comunicado à 1h50 e o óbito foi confirmado às 2h03.

As operações do aeroporto foram suspensas temporariamente durante a madrugada e o aeroporto foi reaberto às 6h26. Até o momento, 9 voos foram cancelados e foram registrados 12 atrasos.

A ABV lamenta profundamente o ocorrido e seguirá prestando apoio às investigações.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Bankei, meio de pagamento inovador integra...

Plataforma Bankei permite transações em mais de 200 países com cartão único, físico ou virtual, sem necessidade de câmbio

Campos do Jordão inaugura parque temático...

Dreams House abre com duas atrações e prepara novidades como Vale dos Dinossauros e casa de terror para outubro

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS