O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – RioGaleão – entra em ritmo diplomático com a chegada da cúpula dos Brics, que acontece entre os dias 4 e 7 de julho na capital fluminense. Com capacidade para atender até 37 milhões de passageiros por ano, o terminal prepara uma operação especial para receber as 36 delegações internacionais que participarão do encontro, em parceria com a Base Aérea do Galeão. A expectativa é de que, entre os dias 4 e 8 de julho, circulem pelo aeroporto cerca de 299 mil passageiros – sendo 220 mil em voos nacionais e 79 mil em voos internacionais.
Para atender ao aumento na demanda, o RioGaleão utilizará a área restrita do Terminal 1 para embarques e desembarques de participantes da cúpula. A logística também inclui frota extra de táxis e veículos de aplicativo, além de uma operação especial de recepção. Segundo Dimas Salvia, diretor de Operações do aeroporto, “o RioGaleão está preparado para a cúpula dos Brics, um momento em que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro terá a honra de receber 36 delegações internacionais em conjunto com a Base Aérea do Galeão. Este é mais um marco importante que reforça o papel do Rio como destino global”.
Como forma de recepcionar com charme e brasilidade os visitantes, o terminal promoverá uma ação cultural nos dias 6 e 7 de julho. Intitulada “Música no Ar”, a iniciativa contará com apresentações ao vivo de piano, com clássicos da bossa nova tocando no embarque doméstico entre 18h e 20h. A ideia é tornar a passagem pelo aeroporto mais agradável, em especial para os turistas que circularão entre os terminais 1 e 2.
Além da infraestrutura voltada à operação do evento, os passageiros também terão acesso ao mix comercial do Terminal 2, que conta com 47 pontos, incluindo marcas como McDonald’s, Starbucks, Havanna, Grand Cru, A Saideira e AeroSports Bar by Budweiser. O aeroporto oferece ainda duas salas VIP, o Sense SPA, a unidade Bluma para serviços de beleza e lojas posicionadas estrategicamente para compras de última hora.
A operação especial contempla ainda os voos transferidos do Aeroporto Santos Dumont nos dias 6 e 7 de julho, medida adotada para minimizar o impacto logístico da cúpula. No total, o RioGaleão deve registrar 1.971 voos entre pousos e decolagens durante o período, reforçando seu protagonismo como uma das principais portas de entrada do Brasil.