Os números comprovam que o interesse dos brasileiros pelo Peru está crescendo. Em 2024, 184,7 mil visitantes chegaram do Brasil, representando um aumento de 41% em relação a 2023, tornando o nosso país o quinto maior emissor de turistas para o mercado peruano.
Para contribuir com o fortalecimento desse relacionamento, a Promperú, órgão de promoção turística do Peru, levou 18 operadores brasileiros para participar do Peru Travel Mart 2025, evento de negócios mais importante do setor de turismo no Peru. O evento, organizado pela Câmara Nacional de Turismo do Peru (Canatur) com o apoio da Promperú, foi realizado de 26 a 29 de junho, em Lima.
A experiência também foi estendida às cidades de Cusco, Arequipa e Chachapoyas (região do Amazonas), onde foram realizadas reuniões de negócios e famtours até o dia 3 de julho.
Atualmente, existem diversas opções para viajantes brasileiros que desejam descobrir o Peru: turismo de luxo, turismo MICE, ecoturismo, turismo cultural, turismo de experiências e muito mais. O turismo gastronômico continua em alta, e os restaurantes peruanos aparecem consistentemente em rankings internacionais. Em junho de 2025, o Peru voltou a ocupar o primeiro lugar na lista do The World’s 50 Best Restaurants, com a escolha do Maido como o melhor do mundo.
Além dessas experiências, há uma excelente conectividade aérea entre o Brasil e o Peru. Há 42 voos diretos por semana conectando Lima a São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Além disso, foi anunciado que uma rota aérea para Florianópolis (SC) estará disponível a partir de dezembro. Outra vantagem é a curta duração do voo, que varia entre quatro horas e meia e cinco horas, dependendo da cidade de partida.
“Vivemos um momento extraordinário, com uma demanda crescente de turistas brasileiros para o Peru. Temos trabalhado arduamente para aumentar ainda mais esses números, e nossa colaboração com as operadoras de turismo tem sido essencial nesse processo, pois elas conectam o destino com as melhores agências de viagens do Brasil”, afirma Silvia Seperack, assessora econômico-comercial da Promperú no Brasil.