A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, nesta quinta-feira (3), a segunda edição do Guia Turístico Católico durante a abertura da ExpoCatólica 2025, no espaço Pró Magno, em São Paulo (SP). A nova versão da publicação reúne mais de 130 atrativos religiosos adicionados ao conteúdo original e amplia a cobertura sobre festas, igrejas e manifestações culturais ligadas à fé católica em todo o território paulista.
De acordo com o Ministério do Turismo, o segmento religioso atrai cerca de 17,7 milhões de viajantes ao ano no Brasil e movimenta aproximadamente R$ 15 bilhões. O Santuário Nacional de Aparecida, um dos principais destinos do estado e do país, foi responsável por atrair mais de 9 milhões de fiéis em 2024, reforçando o papel estratégico de São Paulo nesse tipo de roteiro.
“O turismo religioso é uma poderosa ferramenta de valorização da fé, da cultura e do desenvolvimento regional. Com o novo guia e o passaporte da Rota da Luz, reforçamos o compromisso do Governo de São Paulo com a promoção de experiências transformadoras para os visitantes e com o fortalecimento das economias locais”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado.
A nova edição do guia acrescenta municípios que não haviam sido contemplados anteriormente, como São José dos Campos e Pirapora do Bom Jesus. Na cidade do Vale do Paraíba, a Igreja Matriz São José, construída em 1831 no marco zero do município, mantém-se como um dos principais pontos de encontro dos fiéis. Já Pirapora do Bom Jesus ganhou destaque com o Portal dos Romeiros, monumento em pedras e bronze que homenageia os devotos do Senhor Bom Jesus e a música “Romaria”, de Renato Teixeira. O espaço é ladeado pela Escola de Artes Sacras e abriga esculturas assinadas por Murilo de Sá Toledo.
A publicação integra o conjunto de materiais que têm como objetivo estruturar e divulgar a oferta turística religiosa no estado. Além do guia católico, a Setur-SP já lançou versões voltadas às tradições evangélicas, judaicas, de matrizes africanas e indígenas, além do Guia Halal e de um catálogo sobre Monumentos ao Cristo.
Durante a ExpoCatólica, que segue até o dia 6 de julho, a Setur-SP promove os roteiros turísticos do estado em um estande de 108 m². O espaço oferece atendimento ao público, distribuição de materiais informativos e promoção das principais ações da Secretaria voltadas ao fomento do turismo paulista.
Clique aqui para conferir o Guia Turístico Católico