Francisco Henriques, gerente geral do Cyan Resort by Atlantica, em Itupeva (SP), foi um dos destaques da Convenção Atlantica em Movimento 2025, promovida pela Atlantica Hospitality International. O executivo recebeu o prêmio Idear pela criação de uma solução inovadora que otimiza o processo de check-in de grupos familiares nos hotéis da rede.
A ideia surgiu da observação de um desafio recorrente no resort: as longas filas no momento do check-in, especialmente de famílias. Em parceria com os departamentos de Inovação e IP&B, Henriques liderou o desenvolvimento de uma nova versão da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), permitindo que os dados de todos os membros de uma mesma família — desde que residam no mesmo endereço — sejam inseridos em um único formulário.
O novo modelo é 100% digital e substitui o preenchimento manual por um sistema eletrônico integrado ao Ministério do Turismo, enviando em tempo real as informações de check-in e check-out. A solução já está disponível para todos os hotéis da Atlantica.
Segundo Henriques, a inovação trouxe ganhos significativos. “Com o novo processo, conseguimos reduzir em 30% o tempo de atendimento às famílias, aumentamos a satisfação no check-in e diminuímos o estresse da equipe. Também reduzimos em 75% o uso de papel para famílias de até quatro pessoas, tornando a operação mais sustentável”, destaca.
O prêmio integra o programa Idear, iniciativa que valoriza e compartilha ideias criadas por colaboradores da Atlantica Hospitality International e que geram impacto positivo nos processos internos, nos resultados e na experiência dos hóspedes.