Com a temporada de férias em andamento e discussões na União Europeia sobre o possível fim da cobrança de bagagem de mão, entender as regras das companhias aéreas é essencial para quem pretende embarcar nos próximos dias. Para evitar transtornos e gastos inesperados no check-in, o Kayak reuniu as políticas atualizadas de Azul, Gol e Latam, três das maiores operadoras do Brasil.
De acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), malas de mão devem pesar até 10 kg e ter até 115 cm somando altura, largura e profundidade – incluindo alças e rodinhas. No entanto, cada companhia define exigências próprias, tanto no peso quanto nos itens permitidos.
Na Azul, o limite é de 55 x 35 x 25 cm e 10 kg. Itens como roupas, eletrônicos, medicamentos e pequenos frascos de higiene pessoal são permitidos. A atenção deve estar nos líquidos: cada frasco pode ter no máximo 300 ml, totalizando até 1,2 litro.
A Gol adota os mesmos limites de peso e dimensão da Azul, mas é mais abrangente em relação aos itens permitidos, incluindo artigos esportivos e instrumentos musicais, desde que respeitem as normas da companhia.
Já a Latam permite uma bagagem de mão com dimensões iguais às anteriores, mas com peso maior: até 12 kg para a cabine Econômica e 16 kg nas classes Premium. Além dos itens comuns, a Latam autoriza o transporte de até cinco garrafas de bebidas alcoólicas (até 5 litros no total), desde que lacradas e com teor entre 24% e 70%.
Para Gustavo Vedovato, country manager do Kayak no Brasil, o segredo para evitar imprevistos é atenção e planejamento. “Para evitar custo extra e transtornos, meça e pese sua bagagem antes de sair de casa e consulte diretamente o site da companhia aérea, mesmo que já tenha checado dias antes, pois pequenas atualizações podem ocorrer sem aviso”, recomenda.
Entre as dicas do metabuscador estão: priorizar itens de valor na mala de mão, reservar espaço para compras no retorno, usar organizadores transparentes e escolher malas leves.