A Estância Turística de Olímpia (SP) deve receber mais de meio milhão de turistas durante as férias escolares de julho, segundo projeção do Observatório do Turismo de Olímpia (OTO) e do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). O número representa um crescimento de 52% em relação ao mesmo período de 2024 e consolida a cidade como principal destino nacional de turismo de lazer e familiar.
Do total previsto, 369,8 mil turistas devem se hospedar em meios de hospedagem convencionais, 62,1 mil em casas de temporada e 77,1 mil devem visitar a cidade em sistema de day use. A taxa média de ocupação hoteleira prevista é de 66,78%, impulsionada pela estrutura local, que reúne mais de 35 mil leitos.
“O momento é histórico para o turismo de Olímpia. A expectativa de meio milhão de visitantes em julho reflete o investimento contínuo na infraestrutura e na qualidade dos serviços”, afirma Geninho Zuliani, prefeito de Olímpia.
No primeiro semestre de 2025, o destino já havia registrado mais de 2 milhões de visitantes, um aumento de 17,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A taxa de ocupação hoteleira média também subiu, passando de 29,92% para 45,48%.
Entre os atrativos responsáveis pelo crescimento, estão o Thermas dos Laranjais, segundo parque aquático mais visitado do mundo, e o Hot Beach Parques & Resorts. O primeiro se prepara para lançar o complexo de toboáguas Nações até dezembro, enquanto o segundo acaba de renovar sua praia artificial com mais de 1,6 mil toneladas de areia e apresenta como novidade um planetário 360° na Vila Guarani.
“Mesmo no inverno, os parques de águas naturalmente quentes são muito procurados pelas famílias. As férias de julho são o segundo melhor período do ano para visitação”, afirma Beto Puttini, secretário municipal de Turismo.
Olímpia também se prepara para novos avanços, com a previsão de inauguração do Aeroporto Internacional em 2027 e do novo Centro de Convenções, iniciativas que devem ampliar a oferta para o turismo de eventos e negócios.