O segmento de cruzeiros de alto padrão vem ganhando força entre os brasileiros, impulsionado por novas marcas, investimento de redes hoteleiras e o desejo de vivenciar experiências únicas em destinos exclusivos. De acordo com um levantamento do TTWGroup, referência em viagens de luxo, o faturamento com cruzeiros de luxo cresceu 23% em 2024 em comparação com o ano anterior, dobrando o desempenho registrado em 2019.
Segundo a empresa, parte desse avanço se deve à entrada de marcas como Explora Journeys e Scenic, que vêm operando com navios sofisticados e modernos. Além disso, grupos renomados da hotelaria tradicional — entre eles Four Seasons, Ritz-Carlton, Orient-Express (Accor), Aman e Oberoi — também anunciaram sua entrada no setor, com lançamento de iates previstos para os próximos anos.
Outro fator que impulsiona o segmento é o perfil dos clientes, cada vez mais interessados em experiências exclusivas, como as viagens multigeracionais. “Essa tendência permite que sete gerações de uma mesma família compartilhem momentos únicos, mesmo em embarcações que não tenham estrutura voltada especificamente para crianças”, destaca o TTWGroup.
Entre as principais tendências mapeadas pela empresa, estão os cruzeiros de expedição, com roteiros pela Antártica e Ártico, acompanhados por especialistas como biólogos e geólogos. Em algumas operações, como as da Quark Expeditions e Scenic, helicópteros levam os hóspedes a locais remotos, onde é possível realizar trilhas, acampamentos no gelo e observar colônias de pinguins.
A personalização também aparece como forte demanda. Fretamentos de iates para grupos familiares ou de amigos oferecem liberdade para traçar roteiros no Mediterrâneo, em Galápagos ou no sul da Ásia. Já o Sudeste Asiático ganha notoriedade com embarcações exclusivas como o Aqua Mekong, com capacidade para apenas 40 hóspedes e que opera no Vietnã e Camboja, ou o Aqua Blu, que explora regiões da Indonésia.
A gastronomia de bordo acompanha o padrão elevado das viagens. Algumas embarcações contam com a assinatura de chefs premiados, como Alain Ducasse, da francesa Ponant, oferecendo aos viajantes aulas de culinária e visitas a mercados locais. “O mercado de cruzeiros de alto padrão vive um momento único e que está sendo impulsionado por investimentos de companhias marítimas e tradicionais redes de hotelaria em produtos que oferecem experiências impecáveis com a possibilidade de explorar novos destinos como o norte da Europa, Japão, Sul da Ásia, Galápagos e Antártica”, comenta Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup.
Outro exemplo de exclusividade são os roteiros como o Trans-Ártico no quebra-gelo Le Commandant Charcot, que atravessa o Polo Norte até o Alasca, ou ainda experiências que combinam cruzeiros com eventos icônicos, como a parceria da Explora Journeys com o Grand Prix de Fórmula 1, em Mônaco.
Com atuação no Brasil, Estados Unidos, México e Portugal, o TTWGroup reúne marcas como SKIBrasil, Selections e VeryLatin, mantendo parcerias com redes globais como Virtuoso e Serandipians. A empresa se destaca por oferecer curadoria especializada e serviços voltados a um público exigente, que busca viajar com conforto, exclusividade e propósito.