BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,48

Incêndio em Marselha fecha aeroporto e afeta mobilidade na França

O incêndio florestal que atinge Marselha, no sul da França, levou ao fechamento temporário do aeroporto da cidade, além de paralisar a linha de trem de alta velocidade (TGV) e a autoestrada A7, importantes vias de acesso à região. As medidas foram tomadas devido à fumaça densa e à necessidade de liberar espaço aéreo para a operação de aviões Canadair usados no combate ao fogo.

As chamas começaram na localidade de Les Pennes-Mirabeau e já consumiram mais de 750 hectares, atingindo áreas residenciais e levando à evacuação de pelo menos 400 pessoas. De acordo com Georges-François Leclerc, autarca da região, cerca de 70 casas foram atingidas e dez delas foram totalmente destruídas. “Houve uma forte regressão das chamas com a trégua dos ventos durante a noite, mas ainda existe o risco de novos focos”, alertou o dirigente.

Mais de 700 bombeiros permanecem mobilizados no terreno, apoiados por aviões e helicópteros, que continuam despejando água nas áreas mais críticas. O vice-almirante Lionel Mathieu, chefe do batalhão de bombeiros marítimos, afirmou que apesar da redução na intensidade do fogo, o trabalho de contenção segue prioritário. O tráfego nas principais vias já começou a ser retomado, incluindo o aeroporto, cujos voos foram liberados nesta quarta-feira, mas a normalidade ainda depende das condições climáticas e da operação aérea de emergência.

“Com o incêndio aproximando-se de Marselha, a situação foi muito preocupante. A fumaça chegou ao centro da cidade, e os moradores foram orientados a manter portas e janelas fechadas”, relatou Jean-Pierre Bensaid, cônsul honorário de São Tomé e Príncipe na cidade. Ele ainda destacou que “as temperaturas elevadas, a baixa umidade e os ventos fortes são as piores condições para combater um incêndio”.

Além de Marselha, um segundo incêndio florestal em Narbonne, também no sul da França, mobilizou as autoridades. Segundo a porta-voz do governo francês, Sophie Primas, os dois episódios marcam o início precoce da temporada de incêndios no país, em um cenário que se repete por toda a Europa. Na Catalunha, na Espanha, mais de 18 mil pessoas foram orientadas a permanecer em casa por causa de um incêndio que já destruiu 3 mil hectares. Na Grécia, 41 focos foram registrados em um único dia.

O governo francês mantém alerta máximo na região e monitora as condições climáticas para evitar novos focos. Autoridades destacam a importância da prevenção diante do agravamento dos eventos extremos associados às mudanças climáticas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Ryanair amplia franquia gratuita de bagagem...

Companhia se antecipa à regulação europeia e ajusta dimensões de bagagem permitida a bordo sem custo adicional

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS