Tomar um café produzido ali mesmo, degustar vinhos, queijos e conhecer de perto os processos de cultivo e produção. Essas são algumas das experiências oferecidas pelo “Caminho dos Quintais”, novo roteiro turístico rural do Vale do Café. Lançado com apoio do Sebrae Rio, o percurso conta com oito atrativos ao longo da estrada RJ-121, entre os municípios de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin (no distrito de Sacra Família do Tinguá).
Resultado de um projeto de fortalecimento de pequenos empreendimentos locais, a iniciativa envolveu oficinas, consultorias e ações práticas de capacitação para empreendedores da região. “Temos no Caminho dos Quintais o resultado de um trabalho muito importante de fortalecimento desse destino de turismo e da economia local, combinando saberes tradicionais, cultura, preservação ambiental e gastronomia”, destaca Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
O roteiro contempla atrações como o Café da Chácara Modelo, o Bistrô Casa do Lago, o Vale Zirá, o Hotel Fazenda Upã Moña, as fazendas das Palmeiras e Moinho Velho (todas em Vassouras); além do jardim cultural e ambiental Uaná Etê e o Instituto Amigos do Tinguá, localizados em Engenheiro Paulo de Frontin. Também participa a agência Mundo Woods, que atua com experiências de turismo rural, ecológico e cultural pelo Vale do Café.
Durante o trajeto, os visitantes podem caminhar por trilhas na Mata Atlântica, avistar ruínas de antigos moinhos, descobrir jardins de ervas medicinais e até passar por corredores repletos de pitayas, em uma imersão nos quintais que dão nome ao roteiro. A proposta é integrar natureza, cultura, saberes locais e sustentabilidade em um produto turístico estruturado e com identidade regional.
O “Caminho dos Quintais” foi desenvolvido em parceria com a Embratur, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio, as prefeituras de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin e o Convention Bureau do Vale do Café.
O roteiro completo pode ser acessado no site.