BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Roteiro no Vale do Café une saberes, sabores e natureza

Projeto do Sebrae Rio lança “Caminho dos Quintais” com oito atrativos entre Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin

Tomar um café produzido ali mesmo, degustar vinhos, queijos e conhecer de perto os processos de cultivo e produção. Essas são algumas das experiências oferecidas pelo “Caminho dos Quintais”, novo roteiro turístico rural do Vale do Café. Lançado com apoio do Sebrae Rio, o percurso conta com oito atrativos ao longo da estrada RJ-121, entre os municípios de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin (no distrito de Sacra Família do Tinguá).

Resultado de um projeto de fortalecimento de pequenos empreendimentos locais, a iniciativa envolveu oficinas, consultorias e ações práticas de capacitação para empreendedores da região. “Temos no Caminho dos Quintais o resultado de um trabalho muito importante de fortalecimento desse destino de turismo e da economia local, combinando saberes tradicionais, cultura, preservação ambiental e gastronomia”, destaca Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

O roteiro contempla atrações como o Café da Chácara Modelo, o Bistrô Casa do Lago, o Vale Zirá, o Hotel Fazenda Upã Moña, as fazendas das Palmeiras e Moinho Velho (todas em Vassouras); além do jardim cultural e ambiental Uaná Etê e o Instituto Amigos do Tinguá, localizados em Engenheiro Paulo de Frontin. Também participa a agência Mundo Woods, que atua com experiências de turismo rural, ecológico e cultural pelo Vale do Café.

Durante o trajeto, os visitantes podem caminhar por trilhas na Mata Atlântica, avistar ruínas de antigos moinhos, descobrir jardins de ervas medicinais e até passar por corredores repletos de pitayas, em uma imersão nos quintais que dão nome ao roteiro. A proposta é integrar natureza, cultura, saberes locais e sustentabilidade em um produto turístico estruturado e com identidade regional.

O “Caminho dos Quintais” foi desenvolvido em parceria com a Embratur, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio, as prefeituras de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin e o Convention Bureau do Vale do Café.

O roteiro completo pode ser acessado no site.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Salão do Turismo abre portas para...

Cerimônia de abertura da 9ª edição do Salão do Turismo reforçou o papel do setor como motor de desenvolvimento econômico e social do Brasil

Durante coletiva, ministro destaca crescimento do...

Celso Sabino comenta retomada do evento em São Paulo, investimentos em ecoturismo e estratégias para ampliar a presença do Brasil no turismo internacional

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS