O incentivo ao turismo sustentável dentro das Unidades de Conservação brasileiras foi o foco do encontro realizado nesta quarta-feira (9) entre Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Mauro Oliveira Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A reunião marcou o avanço de um novo programa voltado à promoção internacional dessas áreas e ao fortalecimento do ecoturismo como vetor de desenvolvimento.
“Promover um turismo sustentável que atraia cada vez mais pessoas comprometidas com a sustentabilidade é o nosso compromisso”, afirmou Marcelo Freixo. O dirigente destacou o protagonismo do Brasil nesse segmento, reforçado por um estudo de 2024 do US News & World Report, que posicionou o país como o melhor do mundo para o turismo de aventura.
Mauro Oliveira Pires defendeu a ampliação do uso turístico responsável nas Unidades de Conservação. “Precisamos estimular o turismo internacional nas nossas Unidades de Conservação. Temos 344 unidades e boa parte delas é voltada para o uso sustentável, entre essas atividades o próprio turismo. Estamos alinhando um acordo visando implementar um programa de incentivo ao turismo dentro das Unidades de Conservação em que essa atividade é permitida”, explicou.
Leonardo Persi, coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, ressaltou a importância do diálogo com o ICMBio. “Queremos que os visitantes tenham experiências incríveis na área do turismo de natureza, ecoturismo e aventura, sempre com envolvimento das comunidades tradicionais”, afirmou.
A aproximação entre as duas instituições já vem rendendo frutos. Em março, Embratur e ICMBio assinaram um Protocolo de Intenções para a promoção internacional das Unidades de Conservação, o que resultou na flexibilização das regras para filmagens em parques e áreas protegidas. A nova fase da parceria deve consolidar um modelo de cooperação contínua voltado ao turismo sustentável e à preservação do patrimônio natural brasileiro.