A Embratur participa pela primeira vez da Global BirdFair, considerada a maior feira internacional de observação de aves e conservação ambiental do mundo, realizada entre os dias 11 e 13 de julho no condado de Rutland, no Reino Unido. A presença inédita da agência com estande próprio reforça a aposta do Brasil em diversificar seus destinos turísticos e consolidar sua imagem como potência mundial no turismo de natureza.
A ação inclui a participação de cinco coexpositores — os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o município de Ilhabela (SP) e duas empresas especializadas. Durante o evento, voltado ao público final, a Embratur promove uma série de palestras e divulga experiências como parte da campanha Feel Brasil, que tem foco no turismo de vida selvagem. As atrações incluem o Birdwatching no Lajedo dos Beija-Flores (BA), Pantanal (MT), Jardim Amazônia (MT), Curiti Aves (PR) e a Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba (PI/MA).
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca o potencial estratégico do segmento. “A observação de aves, assim como a de onças e baleias, diversifica os nossos destinos turísticos no exterior ao mesmo tempo que é uma atividade que nos aproxima de muitos mercados. Estamos falando de um segmento turístico que é o de natureza, que o Brasil é referência mundial, e é fundamental para a conservação do meio ambiente, porque ele valoriza a fauna e a flora e gera desenvolvimento e renda para as comunidades.”
A Global BirdFair coloca o Brasil diretamente nas prateleiras do mercado britânico, um dos maiores emissores mundiais de turistas do segmento de vida selvagem. Atualmente, a América do Sul concentra cerca de 32% das espécies de aves do planeta, com 3.481 registradas.
Além da presença institucional, a Embratur colabora com a recém-criada Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS), que terá representante na feira. A tesoureira da entidade, Ester Ramirez, enaltece a parceria: “A presença da Embratur com estande próprio na Global BirdFair, além de levar expositores para promover institucionalmente o Brasil, mostra o comprometimento em posicionar nosso turismo no cenário internacional, por meio do birdwatching.”
A estratégia da Embratur também contempla famtours com operadores estrangeiros. Em maio, representantes do trade britânico especializado em turismo de natureza participaram de uma imersão na Bahia, com visita a Boa Nova e à Chapada Diamantina. A programação incluiu trilhas na Mata do Charme, área que reúne ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, com foco em espécies endêmicas.