BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

São José dos Pinhais aposta no turismo rural com novo Circuito Roça Velha

Passeio pela Mata Atlântica integra o programa Caminhadas na Natureza e fortalece o desenvolvimento local e a agricultura familiar

No domingo (13), São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, inaugura o Circuito Roça Velha, nova rota de ecoturismo integrada ao programa Caminhadas na Natureza, coordenado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria da Agricultura. O percurso oferece aos visitantes uma imersão na Mata Atlântica, em uma área próxima ao Parque Nacional Guaricana, na Serra do Mar, considerada o maior remanescente desse bioma no Brasil.

O lançamento reforça a vocação do Estado para o turismo rural e propõe valorizar pequenas propriedades e comunidades que têm na agricultura familiar sua base econômica. “O Paraná é rico em turismo rural. É o Estado que mais produz por metro quadrado e essa agricultura deve ser utilizada com a visão voltada ao turismo também. Esse é o olhar como um todo que o governador está tendo com o nosso Estado, buscando de todos os lados a valorização do turismo”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Turismo e desenvolvimento local

Desde 2008, São José dos Pinhais participa ativamente do programa Caminhadas na Natureza. Com 56 passeios realizados até hoje e uma média anual de 16 mil caminhantes, o município consolidou sua liderança nesse tipo de atividade no Brasil. “Fazemos de tudo para valorizar nossos moradores e mostrá-los a importância do turismo para quem vive na área rural, então esse projeto é maravilhoso para nós. Somos a cidade que mais recebe caminhantes em todo o Estado e também do Brasil”, destacou Silvio Mecânico, secretário municipal de Turismo.

A nova trilha chega como a quarta caminhada promovida apenas neste ano. A programação segue com mais quatro roteiros até o fim de 2025, incluindo circuitos diurnos e até mesmo uma proposta noturna no tradicional Caminho do Vinho.

Experiência completa para o turista

Os circuitos organizados oferecem uma infraestrutura pensada para a segurança e o conforto dos visitantes. Durante o trajeto, há pontos de apoio com água, banheiros, carros de suporte, presença de ambulâncias e segurança pública. Além disso, os roteiros incluem paradas em estabelecimentos locais de gastronomia, produtos coloniais, artesanato e, principalmente, o forte comércio de alimentos orgânicos — marca do município.

As caminhadas também incentivam a geração de renda para as famílias que vivem no campo. “Esse é um documento que foi elaborado pelo nosso órgão de promoção do turismo do Estado, com critérios baseados em institutos e órgãos oficiais. São locais que possuem uma infraestrutura completa para atender aos turistas com excelência”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, ao se referir ao Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos do Estado, que inclui São José dos Pinhais como referência em turismo rural.

Política pública consolidada

O programa Caminhadas na Natureza teve início no Paraná em 2007 como uma política pública voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à valorização de atividades de bem-estar e lazer em áreas rurais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). Em 2024, o Estado contabilizou 94 circuitos realizados em 66 municípios, somando mais de 48 mil participantes e 1 mil famílias beneficiadas — o que gerou cerca de R$ 1,4 milhão em renda direta.

O impacto positivo no desenvolvimento regional e na preservação ambiental torna o programa uma das principais ferramentas de fomento ao turismo rural no Brasil. Para quem deseja conhecer mais da natureza paranaense e contribuir com o desenvolvimento sustentável, as Caminhadas na Natureza são uma opção atrativa e acessível.

Próximos roteiros em São José dos Pinhais

  • 17/08 – 9º Circuito Marcelino

  • 14/09 – 5º Circuito Faxina

  • 08/11 – 1º Circuito Noturno Caminho do Vinho

  • 30/11 – 1º Circuito Guaricana

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS