A Air Canada e a Ita Airways firmaram nesta segunda-feira (14), em Montreal e Roma, um acordo de codeshare que amplia a conectividade entre o Canadá, a Itália e outros mercados internacionais. A colaboração é considerada um marco na aliança entre as duas companhias e reforça a estratégia de expansão da Ita, que se prepara para integrar oficialmente a Star Alliance até o início de 2026.
A nova parceria permitirá que os clientes de ambas as companhias acessem mais de 30 itinerários com apenas uma escala, incluindo rotas dentro da Itália, América do Norte, África e Oriente Médio. A Air Canada adicionará seu código “AC” a dez voos operados pela Ita Airways com origem em Roma-Fiumicino, enquanto a Ita colocará seu código “AZ” em dez rotas partindo do hub da Air Canada em Toronto Pearson.
“Estamos entusiasmados com a expansão dessa parceria, que complementa nossa forte presença na Itália. O codeshare com a Ita Airways permitirá conexões convenientes para destinos importantes como Palermo, Tel Aviv e Tunis”, afirmou Mark Galardo, vice-presidente executivo da Air Canada. Segundo ele, os clientes italianos que desembarcam em Toronto também terão acesso facilitado a cidades como Vancouver, Montreal, Dallas e Boston.
Pelo lado da Ita Airways, a iniciativa é vista como parte da estratégia de crescimento no principal mercado além das fronteiras italianas. “Esse acordo melhora a conectividade entre a Itália e a América do Norte, especialmente para viajantes a lazer e negócios. Também facilita o retorno de passageiros de origem italiana que vivem no Canadá e nos Estados Unidos, oferecendo a experiência do ‘Made in Italy’, da qual somos orgulhosos embaixadores”, declarou Joerg Eberhart, CEO da Ita Airways.
O acordo contempla rotas como Lamezia Terme, Catania, Bari e Florença, além de destinos estratégicos como Cairo, Argel e Tirana (alguns sujeitos à aprovação governamental). As vendas dos bilhetes já estão disponíveis e as operações em codeshare começam em 21 de julho de 2025.
A Air Canada continua reforçando sua atuação na Itália. Nesta temporada de verão do Hemisfério Norte, a companhia opera até 39 voos semanais para o país, com destaque para a nova rota entre Montreal e Nápoles, lançada em maio, além de conexões diretas para Roma, Milão e Veneza. A aérea também mantém um acordo intermodal com a Trenitalia, que permite aos passageiros viajar até 30 destinos adicionais dentro da Itália em trens de alta velocidade, regionais e internacionais.
A Ita Airways, por sua vez, oferece neste verão 59 destinos ativos, incluindo 16 intercontinentais, e mais 12 rotas sazonais para o Mediterrâneo a partir de Roma e Milão. A malha também foi reforçada por meio de codeshares com companhias do Grupo Lufthansa, como Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Air Dolomiti, ampliando a capilaridade em toda a Europa e em rotas globais.