O Ministério do Turismo (MTur) divulgou o resultado da seleção de consultoria especializada que irá elaborar dois guias informativos com foco em mulheres viajantes. A iniciativa é fruto de um projeto de cooperação técnica com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e integra as ações do MTur voltadas à promoção do turismo responsável, seguro e com perspectiva de gênero.
A consultora Anelise Zanoni foi a selecionada, após avaliação técnica de 49 candidaturas recebidas. A profissional foi escolhida com base em sua formação acadêmica, experiência em projetos voltados à inclusão e diversidade, além do desempenho destacado na etapa de entrevistas. Ela será responsável pela produção dos materiais “Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas” e “Dicas para Bem Atender a Turista Mulher”.
O primeiro guia é voltado diretamente ao público feminino e oferecerá orientações práticas sobre planejamento, segurança, saúde, direitos e empoderamento durante viagens. Já o segundo será destinado a prestadores de serviços turísticos e trará recomendações sobre acolhimento e atendimento qualificado, alinhado às diretrizes do Turismo Responsável e dos direitos humanos.
“As mulheres estão cada vez mais presentes nas atividades turísticas, seja como profissionais, empreendedoras ou turistas. Ao produzir materiais voltados a esse público, promovemos um ambiente mais seguro, respeitoso e acolhedor, além de fortalecer políticas públicas que garantem igualdade de oportunidades”, afirma Ana Carla Lopes, secretária-executiva do MTur, que investiu R$ 72,7 milhões no turismo do Pará.
Já para Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, a produção dos guias atende a uma demanda urgente do setor por mais informação, acolhimento e capacitação com foco em gênero.
“As experiências das mulheres em viagens ainda são atravessadas por inseguranças, assédio e barreiras simbólicas. Precisamos enfrentar essas desigualdades com informação e preparo técnico. Esses guias serão ferramentas importantes para empoderar as turistas e sensibilizar quem recebe”, avalia Carolina.
As publicações irão reunir informações atualizadas, depoimentos reais, checklists, canais de apoio e recursos interativos, como QR Codes e links úteis. A linguagem será acessível, com elementos visuais e editoriais adaptados à proposta de ampliar o acesso das mulheres à informação de qualidade no turismo.
“Estamos falando de um trabalho que dialoga diretamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial os ODS 5 (Igualdade de Gênero) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). É um passo importante para consolidar o Brasil como destino mais justo e seguro para todas e todos”, reforça Ana Carla.
Parceria
A iniciativa está alinhada ao Memorando de Entendimento firmado entre o MTur e a ONU Mulheres, em novembro de 2024, que estabeleceu como prioridade a promoção da equidade de gênero no setor turístico.
Segundo a ONU Turismo, as mulheres representam 52% da força de trabalho no turismo na América Latina e no Caribe, muitas em postos informais ou com baixa remuneração. Ao mesmo tempo, 69% das matrículas em cursos superiores de Turismo são de mulheres — um indicativo da crescente qualificação feminina e do potencial de ampliação da participação em posições de liderança no setor.
Esse cenário de maior presença e protagonismo feminino também se reflete no comportamento das viajantes. De acordo com a revista Tendências no Turismo 2025, publicada pelo MTur e pela Embratur, agências e operadoras têm observado um aumento contínuo nas reservas de viagens solo, especialmente entre mulheres. Esse movimento reforça a necessidade de um atendimento sensível às questões de gênero e evidencia a importância de materiais informativos que promovam a autonomia, a segurança e o acesso a informações confiáveis.