A capital amapaense, Macapá, recebe nesta quinta-feira (17) a apresentação oficial do Plano Brasis, estratégia de marketing internacional do turismo brasileiro, desenvolvida pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado. O evento marca a chegada da iniciativa à região Norte, com um encontro que reunirá representantes do trade turístico local e autoridades públicas para discutir o papel do turismo como motor de desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, e valorização da cultura amazônica.
A agenda chega em um momento de bons resultados para o estado: o Amapá registrou crescimento de 45,58% na chegada de turistas internacionais no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Esse desempenho reforça a relevância de estratégias que promovam os diferenciais competitivos da região, como a biodiversidade, a cultura amazônica e a bioeconomia.
“O Plano Brasis está percorrendo as 27 unidades da federação para garantir um alinhamento real entre estratégias nacionais”, destaca a Embratur. A ideia é reposicionar a imagem do Brasil no exterior com base nas singularidades de cada território, por meio de ações integradas entre o Governo Federal, estados e o setor privado.
O evento contará com a presença de Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur; e Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Agência. Representando o estado, participam Syntia Machado dos Santos Lamarão, secretária de Turismo do Amapá; Ana Clevia, coordenadora nacional de Projetos do Sebrae; e Alcilene Cavalcante, superintendente do Sebrae no Amapá.