A Braztoa revelou as 56 iniciativas semifinalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, selecionadas entre 109 inscrições válidas vindas de 20 estados brasileiros. A nova etapa da premiação reforça a diversidade geográfica e temática dos projetos e seu papel transformador no turismo nacional.
As propostas foram avaliadas com base em critérios de elegibilidade, relevância e alinhamento aos objetivos da premiação. Dentre as semifinalistas, 30 concorrem na categoria Experiência/Produto, 18 em Gestão/Governança e 8 na recém-criada categoria Comunidades Locais.
Segundo Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, a edição deste ano confirma a relevância do prêmio para o setor. “O número expressivo de inscrições, assim como a diversidade das propostas semifinalistas mostram que a sustentabilidade já é uma pauta concreta e presente na forma como o turismo está sendo pensado e praticado no Brasil”, afirma. “Juntos, estamos construindo um futuro mais responsável e transformador para o turismo no Brasil”, ressalta.
As iniciativas contemplam as cinco regiões brasileiras e têm origem em 17 estados. O Pará lidera com 12 projetos semifinalistas, seguido de São Paulo (9) e Minas Gerais (6). Além disso, os perfis de inscrição evidenciam a diversidade do ecossistema envolvido, com 36 projetos enviados por parceiros de negócios, 11 por parceiros institucionais, 6 por comunidades locais e 3 por operadoras associadas à Braztoa.
Todas as ações semifinalistas demonstram aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Onu, com destaque para o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico (50%), ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis (38%) e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis (30%).
A relevância das propostas também se traduz no impacto sobre diversos públicos. Segundo levantamento da entidade, 98% dos projetos impactam comunidades locais e 95% geram valor direto aos turistas. Os colaboradores e os ecossistemas aparecem com 86% de incidência. Já a sociedade em geral, empreendedores locais, fornecedores, governos e a academia também são beneficiados, com índices que variam entre 79% e 30%.
As dimensões social (95%), ambiental (91%), econômica (86%), cultural (82%) e territorial (80%) estão presentes de forma integrada nas ações semifinalistas. A Braztoa também destaca avanços nas frentes tecnológica (46%) e política (43%), o que reforça a capacidade de inovação e influência institucional das iniciativas.
Todos os semifinalistas foram comunicados por e-mail e agora seguem para a fase de envio de documentos comprobatórios. A cerimônia de premiação será realizada em 8 de dezembro, em Belém (PA), conectando o evento com a Cop30.
A edição 2025 do prêmio tem como anfitriã a Secretaria de Turismo Estadual do Pará, com apoio do Hotel Vila Galé Belém, previsto para inaugurar em outubro, e da Embratur. Segundo a organização, o objetivo é contribuir com o legado da Cop30, promovendo ações concretas no setor de turismo antes, durante e após o evento climático.
A lista completa dos semifinalistas está disponível no site da Braztoa. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: premiobraztoasustentabilidade@gmail.com.