BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Abav-RS celebra 64 anos com número recorde de associados

Abav-RS chega a 200 empresas filiadas e reforça importância do associativismo em cenário de retomada no turismo gaúcho

Nesta quinta-feira (17), a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) completa 64 anos de dedicação ao fortalecimento do turismo no estado. A data será celebrada na noite desta quarta-feira (16), em uma confraternização descontraída entre os associados.

Além do aniversário, a entidade tem outro motivo para comemorar: o número recorde de 200 empresas filiadas. A diretoria aproveita a ocasião para reforçar a importância do associativismo no setor e, diante da proximidade do Dia do Viajante (25), traça também o perfil do novo turista.

Associação fortalecida em meio à crise

Há um ano, profissionais do trade ainda enfrentavam um cenário desafiador, marcado pelo fechamento por tempo indeterminado do principal aeroporto do estado e por diversas dificuldades causadas pelas enchentes. Hoje, o setor respira aliviado. O fluxo de passageiros está estabilizado e os agentes de viagem estão mais preparados para lidar com adversidades.

Segundo João Augusto Machado, presidente da Abav-RS, os obstáculos trouxeram aprendizados valiosos. “As dificuldades deixaram importantes lições, como a flexibilidade, a capacidade de resposta rápida, a importância de contar com bons parceiros e de trabalhar em conjunto”, afirma.

O protagonismo da Abav-RS ficou evidente nestes momentos mais críticos, ao representar as principais demandas do setor, atuar junto a órgãos públicos e oferecer suporte prático e político, com apoio constante da Abav Nacional.

“O trabalho da nossa associação foi fundamental em meio aos diversos percalços, sempre pesquisando e informando sobre regulamentações que pudessem nos ajudar a negociar com fornecedores. Além disso, nos consolidamos como um canal de comunicação confiável entre os agentes”, destaca Machado.

Chay Amorim, vice-presidente Financeira da entidade, acredita que o associativismo é uma estratégia colaborativa onde todos ganham, cada um contribuindo de forma ativa e constante.

“O turismo é um setor naturalmente plural e diverso. Dentro do agenciamento de viagens, há múltiplos formatos de negócio, por isso o trabalho por nichos e grupos é extremamente importante”, explica. “Neste segmento, as mudanças e os riscos são frequentes, então inovar, resistir e se unir é essencial”, acrescenta Chay.

Os gaúchos e o turismo

Entre as 27 Abavs regionais, a do Rio Grande do Sul está entre as três maiores em número de associados. Chay também credita esse destaque à cultura colaborativa e resiliente do povo gaúcho. “Temos um senso comum de união, de garra, de persistência. Isso possivelmente vem da nossa história”, relata.

Para Victor Hugo Almeida, vice-presidente de Relações Institucionais da Abav-RS, outra vantagem das agências locais é que grande parte dos passageiros gaúchos sabe reconhecer o valor agregado ao serviço do agente de viagens. “O preço não é o principal critério avaliado pelo cliente do RS. O que pesa são fatores como suporte, orientação, conhecimento técnico e facilidade de contato”, explica.

O novo perfil dos viajantes

Com o Dia do Viajante (25) se aproximando, a diretoria da Abav-RS também comenta sobre as transformações no comportamento do consumidor de turismo. Para Chay, o turista gaúcho é curioso, gosta de explorar e valoriza estar atualizado.

“Eles seguem tendências como a busca por destinos menos explorados, mais focados no slow travel , vilarejos e locais pitorescos. Para esse propósito a Europa continua sendo muito procurada, principalmente porque muitos já visitaram as grandes capitais e agora buscam experiências diferentes”, observa Chay.

“Percebo uma inclinação dos passageiros em querer viver, mesmo que por alguns dias, como um morador local do destino”, complementa Almeida. Ainda assim, ele ressalta que roteiros clássicos como Disney, Paris, Itália e Caribe continuam entre os preferidos.

Para Rita Vasconcelos, vice-presidente Administrativa da Abav-RS, atualmente quem procura as agências de viagem quer justamente o atendimento personalizado e humano que não encontra na internet.

“O público está cada vez mais exigente, deixando de ser somente contemplativo e buscando atividades gastronômicas, de aventura ou em meio a natureza”, comenta. “Nesse contexto, o agente deixou de ser apenas quem cuida do roteiro, documentação e reservas, mas sim alguém especializado nos destinos e preparado para oferecer imersões genuínas”, acrescenta Rita.

O Machado concorda e reforça que o agente é peça fundamental para atender a essa nova demanda. “Os passageiros querem vivências únicas, e isso exige de nós constante atualização, personalização e criatividade. Por um lado, é desafiador, mas por outro, abre inúmeras oportunidades”, diz.

Perspectivas para o futuro

Ao celebrar o número recorde de associados, a Abav-RS pretende manter a expansão de seu quadro de membros. “Isso fortalece a entidade, pois quanto mais profissionais envolvidos, mais força teremos em pleitos em prol do nosso setor”, comenta Almeida.

“O crescimento da associação é importante para conseguirmos ter mais voz junto aos governantes, buscar melhores regulamentações e demonstrar o tamanho da cadeia produtiva do turismo e seu impacto na economia”, pontua Rita.

“Todos nós, agentes de viagem, enfrentamos os mesmos desafios, por isso sempre dizemos que a Abav-RS é de todos”, declara Machado. E ele finaliza com um convite: “Àqueles que ainda não participam, sintam-se à vontade para nos visitar e trazer suas sugestões. Nosso desejo é manter a associação sempre rejuvenescida, com novos associados e ideias”, finaliza.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Embratur e ANPTUR abrem edital para...

A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e...

Marriott leva marca City Express ao...

Marriott traz a marca City Express ao Brasil por meio de parceria com a Fábrica de Hotéis. Rede planeja 30 unidades no Nordeste em 15 anos

Latam lança chip virtual de viagem...

Nova solução, criada em parceria com a Gigs, permite que passageiros se conectem globalmente com dados móveis e sem tarifas de roaming

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS