BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

STF e Congresso não chegam a acordo sobre aumento do IOF

Audiência de conciliação sobre o aumento do IOF terminou sem consenso; tema segue sob análise do Supremo, que deve decidir nos próximos dias

A audiência de conciliação convocada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir o aumento nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), terminou sem consenso nesta terça-feira (16), em Brasília (DF).

A reunião reuniu representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público, Ministério da Fazenda e membros do Congresso Nacional. A tentativa era resolver o impasse criado após a suspensão, pelo STF, de decretos do Executivo que alteravam as regras de cobrança do imposto.

Durante a audiência, o ministro Alexandre de Moraes questionou se havia possibilidade de concessões recíprocas entre os poderes, mas a resposta dos representantes presentes foi negativa. Parlamentares defenderam a manutenção das decisões legislativas que derrubaram os decretos, e destacaram que caberia ao Judiciário resolver o tema.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou que espera uma definição por parte do Supremo ainda nesta semana. “Noventa por cento do decreto é incontroverso”, disse o ministro, ao explicar que a divergência está concentrada na cobrança do chamado “risco sacado”, modalidade na qual o fornecedor recebe antecipadamente o pagamento de uma operação financeira por meio de instituição bancária.

A decisão final sobre aumento nas alíquotas do IOF caberá ao STF.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS