A Promperú, agência estatal de promoção turística do Peru, realizou neste mês um treinamento sobre o destino Peru para 180 agências de viagens e operadoras de turismo na cidade de Florianópolis. O foco principal foram as experiências de natureza, aventura e gastronomia oferecidas pelas regiões peruanas de Lima, Paracas, Cusco, Puno e Arequipa.
Participaram representantes de empresas de turismo de Florianópolis (SC) e Grande Florianópolis, Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Blumenau (SC) e outras cidades do estado de Santa Catarina, todos demonstrando interesse em conhecer melhor as diversas atrações do Peru.
Durante o evento, realizado no Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz), os profissionais também foram informados sobre o novo voo que ligará a capital catarinense a Lima, o que aumentará o fluxo de brasileiros provenientes da região sul para o Peru.
Anunciada em abril, a nova rota Florianópolis-Lima da Latam começará a operar em dezembro deste ano, com três voos semanais com duração média de cinco horas. As passagens para essa rota já estão à venda.
Atualmente, a Latam opera rotas aéreas regulares para a capital peruana, partindo das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Mercado estratégico
O Brasil é um destino estratégico para o turismo peruano, ocupando o quarto lugar na América Latina e o quinto no mundo em chegadas de turistas. Em 2024, um total de 3,25 milhões de viajantes internacionais visitaram o Peru, dos quais 184,7 mil eram brasileiros, representando um aumento de 41% em relação a 2023.
“O Peru está se consolidando como um destino cada vez mais popular para os brasileiros, graças à sua história milenar, sítios arqueológicos, paisagens deslumbrantes, cidades vibrantes, natureza, aventura e experiências de bem-estar, além de sua culinária premiada internacionalmente”, afirma Silvia Seperack, assessora econômico-comercial do escritório da Promperú no Brasil.
“A proximidade entre os dois países, com voos diretos com duração média de cinco horas, é outro fator que contribui para o interesse desses viajantes. A chegada da nova rota Florianópolis-Lima contribuirá ainda mais para atrair turistas brasileiros ao nosso país”, complementa.
O evento de capacitação foi realizado em colaboração com Zurich Airport Brasil, LATAM Airlines, Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa) e Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (Abav-SC).