BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Turismo internacional no RJ cresce mais de 50% no primeiro semestre de 2025

Cidade recebeu 1,2 milhão de visitantes estrangeiros e 5,6 milhões de turistas domésticos, aponta Observatório do Turismo

O Rio de Janeiro registrou 6,8 milhões de visitantes no primeiro semestre de 2025, o que representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR-RIO), que se baseia em informações da plataforma GeoData, ferramenta que rastreia a movimentação de turistas a partir dos sinais de celular durante o deslocamento pela cidade.

O destaque, mais uma vez, ficou com o mercado internacional. Entre janeiro e junho, o número de turistas estrangeiros chegou a 1,2 milhão — um crescimento expressivo de 52,1% na comparação com o primeiro semestre de 2024. Já o turismo doméstico também apresentou resultado positivo, com aumento de 14,7%, somando 5,6 milhões de visitantes brasileiros.

A Argentina continua sendo o principal país emissor de turistas para o Rio, com 398.834 visitantes entre janeiro e julho, número 42,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em segundo lugar, o Chile teve crescimento de 59,1% (210.168 turistas); em terceiro vem os Estados Unidos, com aumento de 54,4% (128.408). Já a França aparece em quarto lugar, com 58.379 visitantes, mas foi um dos que mais cresceu: registrou 77,9% de aumento.

Também chamam atenção o crescimento registrado pela emissão de turistas da Colômbia, que aparece em quinto lugar, com 35.219 visitantes e variação positiva de 78,6%; e Portugal, em sexto, com 32.032 turistas e aumento de 101,3%.

Entre os demais países da Europa, a Itália se destaca, com mais do que o dobro no aumento do fluxo: 115%, com 15.337 visitantes, ante 7.132 no ano anterior. Outros países com crescimento significativo na Europa foram Alemanha (85,6%) e Reino Unido (84,3%).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

IOF em pauta: edição de junho...

Edição de junho do Brasilturis Jornal abordou com exclusividade os impactos do aumento do IOF sobre o turismo emissivo e o trade corporativo

“Medida impõe obstáculos ao crescimento”, afirma...

Decisão do STF que valida decreto presidencial elevando IOF para 3,5% é vista com preocupação por entidades do Turismo

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS