A Alaska Airlines interrompeu temporariamente todos os seus voos na noite de domingo (20), devido a uma falha de tecnologia da informação (TI) que afetou os sistemas da empresa. A paralisação teve início por volta das 20h (horário do Pacífico) e durou cerca de três horas, afetando também os voos da subsidiária Horizon Air.
Em comunicado oficial, a companhia aérea informou que as operações foram retomadas por volta das 23h. No entanto, passageiros ainda devem enfrentar atrasos e outros reflexos da paralisação ao longo desta segunda-feira (21). “Por volta das 20h, uma falha de TI resultou em uma paralisação temporária e geral dos voos da Alaska Airlines e Horizon Air”, explicou a empresa.
“Essa paralisação foi suspensa por volta das 23h e as operações foram retomadas. Esperamos impactos residuais e pedimos paciência enquanto trabalhamos para normalizar os serviços”, destacou a aérea, reforçando o compromisso com a segurança operacional.
A falha técnica é a segunda em pouco mais de um ano a afetar as operações da Alaska Airlines. Em abril de 2024, a empresa precisou suspender temporariamente os voos após um problema com o sistema de cálculo de peso e balanceamento das aeronaves. Na época, a interrupção foi atribuída a uma falha durante uma atualização do sistema.
O incidente também ocorre em um momento sensível para a companhia aérea, que ainda enfrenta repercussões de outro episódio crítico. Em janeiro de 2024, uma tampa de porta de um avião Boeing da frota da Alaska Air se soltou em pleno voo, o que gerou revisões operacionais e um aumento nas medidas de segurança.
Nos Estados Unidos, companhias aéreas têm enfrentado crescente pressão para modernizar seus sistemas de TI, diante da dependência crescente da tecnologia para garantir eficiência e segurança nos voos.