A 7ª edição do Congresso Estadual Empresarial de Turismo, promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), foi encerrada na quinta-feira (17) com anúncios importantes para o futuro do setor. Realizado pela primeira vez na capital fluminense, o encontro reuniu lideranças públicas e privadas para discutir os rumos do turismo no estado e reforçar o papel dos conventions na integração e valorização regional.
Durante o evento, foi anunciada a realização da Feicon, principal feira da construção civil e arquitetura da América Latina, no Rio de Janeiro em 2026 — marco relevante para a economia do estado. Além disso, a FC&VB-RJ firmou convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para contratação de jovens aprendizes, com foco na formação de mão de obra qualificada.
“Este congresso é de vocês — do trade turístico e dos Conventions, que têm um papel estratégico na construção de políticas públicas e vêm ampliando sua atuação nos espaços de debate”, afirmou Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ, destacando a importância de reconhecer as diferentes vocações dos destinos fluminenses.
O congresso trouxe à tona temas como turismo de luxo, gastronomia, inteligência artificial, redes sociais e turismo esportivo. O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, apresentou resultados expressivos: o estado recebeu mais de 1,1 milhão de turistas internacionais apenas no primeiro semestre, crescimento de 50% em relação ao ano anterior. A secretária municipal Daniela Maia, por sua vez, comemorou a marca de 6,8 milhões de visitantes na capital, com aumento de 52,1% no número de estrangeiros.
Roberta Werner, diretora do Visit Rio, destacou a ascensão do turismo de luxo no estado, enquanto o subsecretário estadual Marcelo Monfort reforçou o foco da gestão pública no desenvolvimento dos destinos do interior. O congresso também contou com painéis sobre diversidade na gestão turística, com participação feminina expressiva, e estratégias digitais para internacionalização de destinos.
A Feira de Destinos, espaço dedicado à promoção dos municípios do estado, atraiu um grande público, possibilitando a divulgação de atrativos regionais e a geração de novos negócios. Shows musicais, como o da camerata da Ação Social pela Música e da cantora Marianna Cunha, também fizeram parte da programação cultural.
Entre os destaques, o especialista em tecnologia Tony Ventura chamou atenção para o uso de ferramentas digitais no turismo. “Vocês são muito bons em turismo, mas tem muita tecnologia que pode ajudar. Podem dobrar, triplicar os números que vocês têm”, afirmou.