BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Congresso da FC&VB-RJ termina com anúncio da Feicon 2026 e convênio com o CIEE

Evento no Rio de Janeiro debateu inovação, mercado e estratégias para expansão do setor turístico fluminense

A 7ª edição do Congresso Estadual Empresarial de Turismo, promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), foi encerrada na quinta-feira (17) com anúncios importantes para o futuro do setor. Realizado pela primeira vez na capital fluminense, o encontro reuniu lideranças públicas e privadas para discutir os rumos do turismo no estado e reforçar o papel dos conventions na integração e valorização regional.

Durante o evento, foi anunciada a realização da Feicon, principal feira da construção civil e arquitetura da América Latina, no Rio de Janeiro em 2026 — marco relevante para a economia do estado. Além disso, a FC&VB-RJ firmou convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para contratação de jovens aprendizes, com foco na formação de mão de obra qualificada.

“Este congresso é de vocês — do trade turístico e dos Conventions, que têm um papel estratégico na construção de políticas públicas e vêm ampliando sua atuação nos espaços de debate”, afirmou Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ, destacando a importância de reconhecer as diferentes vocações dos destinos fluminenses.

O congresso trouxe à tona temas como turismo de luxo, gastronomia, inteligência artificial, redes sociais e turismo esportivo. O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, apresentou resultados expressivos: o estado recebeu mais de 1,1 milhão de turistas internacionais apenas no primeiro semestre, crescimento de 50% em relação ao ano anterior. A secretária municipal Daniela Maia, por sua vez, comemorou a marca de 6,8 milhões de visitantes na capital, com aumento de 52,1% no número de estrangeiros.

Roberta Werner, diretora do Visit Rio, destacou a ascensão do turismo de luxo no estado, enquanto o subsecretário estadual Marcelo Monfort reforçou o foco da gestão pública no desenvolvimento dos destinos do interior. O congresso também contou com painéis sobre diversidade na gestão turística, com participação feminina expressiva, e estratégias digitais para internacionalização de destinos.

A Feira de Destinos, espaço dedicado à promoção dos municípios do estado, atraiu um grande público, possibilitando a divulgação de atrativos regionais e a geração de novos negócios. Shows musicais, como o da camerata da Ação Social pela Música e da cantora Marianna Cunha, também fizeram parte da programação cultural.

Entre os destaques, o especialista em tecnologia Tony Ventura chamou atenção para o uso de ferramentas digitais no turismo. “Vocês são muito bons em turismo, mas tem muita tecnologia que pode ajudar. Podem dobrar, triplicar os números que vocês têm”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Aviva promove Incasa com experiência gastronômica...

Evento da Aviva reuniu 40 agentes de viagens no Jamile Restaurante para promover serviço personalizado do Incasa Private Residence Club

Justiça extingue processo contra o Hurb...

Sem conseguir citar o presidente do Hurb e sem encontrar bens da empresa para penhora, juiz encerra cumprimento de sentença por danos morais em Minas Gerais

Justiça encerra execução contra 123 Milhas...

Decisão reforça que pedidos de ressarcimento devem seguir as regras da Lei de Recuperação Judicial e o plano coletivo da 123 Milhas

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS