A Latam Airlines encerrou o primeiro semestre de 2025 com desempenho expressivo no Rio Grande do Sul. Entre janeiro e maio, mais de 1 milhão de passageiros foram transportados em voos domésticos com origem ou destino em cidades gaúchas como Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas — um aumento de 17% em comparação com o mesmo período de 2024, quando o número chegou a 857 mil. Os dados reforçam a recuperação do setor após o impacto das enchentes do último ano e colocam a companhia na liderança do mercado aéreo no estado.
Atualmente, a Latam detém 36,5% de participação nos voos domésticos no Rio Grande do Sul e elevou sua fatia nos voos internacionais de 27% para quase 40%, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A retomada das rotas diretas com o Peru e o Chile também tem contribuído para ampliar a conectividade internacional do estado.
“O crescimento da Latam no Rio Grande do Sul reflete nosso compromisso com o estado e a confiança na sua relevância para os negócios e o turismo”, afirmou Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil. “Neste ano, também celebramos a plena recuperação das operações no estado após as enchentes de 2024, quando atuamos com o programa Avião Solidário no transporte gratuito de animais, voluntários e ajuda humanitária.”
A partir do segundo semestre, a companhia colocará em prática uma expansão significativa em sua malha aérea gaúcha. O número de voos semanais será ampliado de 157 para 230, representando um salto de 46% nas operações domésticas e internacionais. A nova oferta contempla a estreia das rotas Porto Alegre–Belo Horizonte (14 frequências semanais), Porto Alegre–Florianópolis (7) e Porto Alegre–Buenos Aires/Aeroparque (3). Também haverá reforço nas conexões para Curitiba, Galeão e Brasília.
Como parte do estreitamento de laços com o trade local, a companhia realizou em maio, em Porto Alegre, seu primeiro roadshow de 2025. O evento reuniu 120 agentes e gestores, com foco na capacitação do mercado e na valorização da capital gaúcha como ponto estratégico da malha nacional.
No cenário mais amplo, a Latam mantém a liderança nos mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021, segundo a Anac. A empresa opera atualmente voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do país e já adicionou 10 mil novos assentos semanais ao mercado nacional em 2025. No exterior, a Latam conecta o Brasil a 90 destinos e mantém parceria com a Embratur para promover os atrativos brasileiros nos mercados de origem de seus voos internacionais.