A Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) abriu oficialmente as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Mauricio de Sousa, iniciativa que reconhece práticas de destaque no setor de entretenimento brasileiro. Voltada a projetos de parques de diversões, atrações turísticas e centros de entretenimento familiar, tanto fixos quanto itinerantes, a premiação está com inscrições abertas até 20 de outubro, exclusivamente pelo site oficial do prêmio.
Podem participar empresas associadas à Adibra e ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). Os projetos devem ser enviados com um vídeo explicativo de até um minuto e serão avaliados por um júri com atuação no setor, nas seguintes categorias:
Criatividade: storytelling, tematização e qualidade de execução das atrações;
Inovação: ações e campanhas em áreas como marketing, recursos humanos, tecnologia e gestão;
ESG: impacto ambiental, social e de governança.
Em cada categoria serão premiados três projetos com os troféus Ouro, Prata e Bronze. Os vencedores participarão de visitas técnicas e terão seus cases divulgados em canais da Adibra e de entidades parceiras. A cerimônia de entrega ocorrerá durante o Adibra International Networking (AIN), evento anual realizado em novembro, em Orlando (EUA).
“O setor vive um momento marcante, com a chegada de novos empreendimentos e atualização das operações existentes. Esse prêmio é uma forma de valorizar o que está sendo feito no Brasil e reforçar a posição do país no cenário internacional”, afirma Henry Hila, diretor de Marketing da Adibra.
Criado em 2019, o Prêmio Mauricio de Sousa leva o nome do desenhista homenageado e utiliza como estatueta o personagem Horácio, símbolo de reflexão e criatividade. A escultura foi desenvolvida pelo próprio autor, que inseriu o catavento da Adibra como parte da composição.
Ao longo das quatro edições anteriores, mais de 200 projetos foram inscritos. Entre os premiados estão iniciativas como “Fantástica Floresta” (Parque Unipraias), “Nova Área Temática Hot Wheels” (Beto Carrero) e “Insano Virtual” (Beach Park), todos em 2019; o sistema de pagamento por reconhecimento facial do Beach Park e a “Sala do Silêncio” (Parque da Mônica), em 2022; o projeto “Mascote Pedro – Libras” (Parque Capivari) e a atração FG Big Wheel, de Balneário Camboriú, em 2023; e o programa de formação “Só Feras” (Grupo Cataratas), a atração NERF (Beto Carrero) e o projeto “Karaca” (Thermas de São Pedro), em 2024.
A premiação conta com o apoio de empresas que viabilizaram as edições anteriores, como Speed Kids, Cervejaria Germânia, Sacoa, Limber Software, Fitz Roy Entretenimento, Emotion Slides, DA20, Photo Memories, Grupo Índigo Brasil e Dpen. O regulamento completo está disponível no site oficial do Prêmio Mauricio de Sousa.