São Paulo (SP) – O Visite São Paulo Convention Bureau realizou mais uma edição do EmDiaCom Associados com foco nos meios de hospedagem, reunindo representantes do trade para discutir temas como eventos, segurança pública e infraestrutura. Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, conduziu a abertura ao lado de Orlando de Souza, presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e Mônica Samia, secretária-executiva de Turismo e Viagens do Estado de SP, em encontro que priorizou a troca prática de informações com os associados. “A proposta desse encontro é trazer aquilo que mais seja relevante numa pauta em que a gente possa discutir aqui num grupo menor”, explicou Sando.
Orlando de Souza apresentou dados que refletem a recuperação gradual da hotelaria brasileira. “A taxa de ocupação acumulada até agora no Brasil está em torno de 61% a 62%, ainda abaixo dos 70% que é o benchmark da hotelaria”, pontuou. Segundo ele, a diária média também está em processo de retomada: “No mês de junho, comparado com junho de 2024, nós tivemos um aumento da diária média ainda de 9%”. O dirigente reforçou a importância do equilíbrio entre ocupação e valor das tarifas para garantir sustentabilidade financeira ao setor.

Sobre a expansão da oferta hoteleira, dados do FOHB em parceria com a HotelInvest apontam que 152 novos hotéis estão no pipeline das redes até 2028, somando 23 mil unidades habitacionais e R$ 10,5 bilhões em investimentos. “Para o Brasil como um todo, esse avanço de 8% é pequeno. Nós precisaríamos ter muito mais desenvolvimento hoteleiro”, comentou Orlando. Ele ainda destacou que o estudo atualizado será apresentado em setembro, durante o Fórum Nacional da Hotelaria.
Mônica Samia destacou os eixos estruturantes da pasta, como os programas Dadetur e o de estruturas náuticas, voltados ao desenvolvimento de infraestrutura turística. “A gente investe no desenvolvimento de infraestrutura no interior do estado de São Paulo”, reforçou. Ela também mencionou a criação da Academia, plataforma que oferta cursos gratuitos para profissionais do turismo em todo o estado. “Esse trabalho é vital para que a gente crie um pilar sólido e uma oferta cada vez mais profissionalizada”, afirmou.

Dados apresentados pela secretaria indicam que, em 2024, São Paulo recebeu 49 milhões de turistas, sendo 2,3 milhões estrangeiros. “A gente não está buscando só números, a gente está buscando receita. Buscamos trazer um turista qualificado que pode ficar mais tempo, gastar mais e desfrutar mais do nosso interior”, finalizou Mônica. Ela encerrou sua participação reforçando o compromisso da secretaria com parcerias e integração entre os setores: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.
A programação do evento continuou com panorama dos eventos com o Visite São Paulo e apresentações da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) e da Aena.