BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Cruzeiros fluviais, novidades em alto-mar e crescimento no Brasil marcam evento da Abav-RJ

11ª edição do “Um dia de cruzeiros no Rio” apresenta produtos para 2025/2026 e reforça protagonismo do setor no mercado internacional e nacional

A cidade do Rio de Janeiro recebeu nesta semana a 11ª edição do evento “Um dia de cruzeiros no Rio”, promovido pela Abav-RJ em parceria com o Sebrae-RJ e a Abav Nacional. Realizado na sede do Sebrae, o encontro reuniu cerca de 150 agentes de viagens e contou com apresentações de diversas companhias e operadoras, antecipando os lançamentos e tendências para a temporada 2025/2026.

Miguel Andrade, da Transmundi Operadora, deu início ao ciclo de treinamentos destacando as vantagens dos cruzeiros fluviais fretados para o público brasileiro. “Faz toda a diferença o navio ser fretado. Tudo é pensado para o público brasileiro, como o horário das refeições, por exemplo. Não vendemos somente cabines, e sim a viagem completa. O cruzeiro faz parte de um itinerário que inclui aéreo e hotel”, pontuou.

A Transmundi segue apostando em rotas consolidadas, como Reno e Danúbio, além de novos trajetos em crescimento, como o Douro, em Portugal, e o Elba, entre Praga e Berlim. Na Ásia, a operadora oferece experiências no rio Mekong, em navios recém-inaugurados com cabines externas e varanda. No Brasil, o destaque segue com o Grand Amazon, da Iberostar, que navega pelos rios Negro e Solimões.

Andrea Azem, da Velle Representações, ressaltou que os cruzeiros fluviais proporcionam imersão cultural e visitas a pequenas cidades, com acesso facilitado aos centros urbanos e infraestrutura de lazer a bordo. “Os portos sempre são próximos dos centros das pequenas cidades, o que faz com que o tempo dos passageiros seja otimizado. Mas isso não significa que o navio não tenha atividades”, afirmou.

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou o novo navio Aqua, primeiro da classe Prima Plus, com capacidade para 3.571 passageiros. Segundo Pablo Vilaseca, executivo da NCL, a embarcação aposta em espaços amplos, cabines individuais e atrações como a Aqua Slidecoaster, que mistura tobogã com montanha-russa. A temporada inclui roteiros pelo Caribe, Bermudas e Flórida.

A MSC Cruzeiros destacou o novo terminal em Miami, o MSC World America, e a entrada no Alasca, além da perspectiva de atingir 27 navios até 2030. “Na edição passada deste evento falamos sobre a criação de memórias. Essa razão permanece primordial”, disse Everton Bezerra.

A Discover Cruises, com foco em cruzeiros premium, apresentou os navios Sun e Star, da classe Sphere da Princess Cruises. Ambas as embarcações operam com gás natural liquefeito (GNL) e capacidade para 4.300 hóspedes. O Sun retorna à Europa em 2026, com roteiros combináveis, enquanto o Star fará a maior temporada da companhia no Alasca.

Encerrando o evento, Alessandra Zoellner, do Píer Mauá, anunciou que a temporada de cruzeiros no Rio contará com 83 escalas entre outubro de 2025 e abril de 2026. “A temporada será um pouco menor. Não vamos usar o Armazém 3. O Armazém 4 será utilizado para embarque e terá lojas para a comodidade dos turistas”, informou.

Participaram do encontro representantes da Clia Brasil, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, R11 Travel e outras operadoras e armadoras, reforçando o papel do Rio de Janeiro como um dos principais centros de promoção do turismo marítimo no Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Anac redistribui slots da VoePass em...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu a...

Congonhas terá 19 fingers, nova sala...

Durante o encontro EmDiaCom Associados, nesta quinta-feira (24), no Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira apresentou as principais transformações previstas no terminal, que incluem aumento da capacidade, conforto e melhorias operacionais

Viracopos inaugura espaço cultural com exposição...

Projeto “Destinos da Arte” estreia com mostra de Marcos Garcia e propõe integrar cultura ao cotidiano dos viajantes

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS