BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,42
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Cruzeiros fluviais, novidades em alto-mar e crescimento no Brasil marcam evento da Abav-RJ

11ª edição do “Um dia de cruzeiros no Rio” apresenta produtos para 2025/2026 e reforça protagonismo do setor no mercado internacional e nacional

A cidade do Rio de Janeiro recebeu nesta semana a 11ª edição do evento “Um dia de cruzeiros no Rio”, promovido pela Abav-RJ em parceria com o Sebrae-RJ e a Abav Nacional. Realizado na sede do Sebrae, o encontro reuniu cerca de 150 agentes de viagens e contou com apresentações de diversas companhias e operadoras, antecipando os lançamentos e tendências para a temporada 2025/2026.

Miguel Andrade, da Transmundi Operadora, deu início ao ciclo de treinamentos destacando as vantagens dos cruzeiros fluviais fretados para o público brasileiro. “Faz toda a diferença o navio ser fretado. Tudo é pensado para o público brasileiro, como o horário das refeições, por exemplo. Não vendemos somente cabines, e sim a viagem completa. O cruzeiro faz parte de um itinerário que inclui aéreo e hotel”, pontuou.

A Transmundi segue apostando em rotas consolidadas, como Reno e Danúbio, além de novos trajetos em crescimento, como o Douro, em Portugal, e o Elba, entre Praga e Berlim. Na Ásia, a operadora oferece experiências no rio Mekong, em navios recém-inaugurados com cabines externas e varanda. No Brasil, o destaque segue com o Grand Amazon, da Iberostar, que navega pelos rios Negro e Solimões.

Andrea Azem, da Velle Representações, ressaltou que os cruzeiros fluviais proporcionam imersão cultural e visitas a pequenas cidades, com acesso facilitado aos centros urbanos e infraestrutura de lazer a bordo. “Os portos sempre são próximos dos centros das pequenas cidades, o que faz com que o tempo dos passageiros seja otimizado. Mas isso não significa que o navio não tenha atividades”, afirmou.

A Norwegian Cruise Line (NCL) apresentou o novo navio Aqua, primeiro da classe Prima Plus, com capacidade para 3.571 passageiros. Segundo Pablo Vilaseca, executivo da NCL, a embarcação aposta em espaços amplos, cabines individuais e atrações como a Aqua Slidecoaster, que mistura tobogã com montanha-russa. A temporada inclui roteiros pelo Caribe, Bermudas e Flórida.

A MSC Cruzeiros destacou o novo terminal em Miami, o MSC World America, e a entrada no Alasca, além da perspectiva de atingir 27 navios até 2030. “Na edição passada deste evento falamos sobre a criação de memórias. Essa razão permanece primordial”, disse Everton Bezerra.

A Discover Cruises, com foco em cruzeiros premium, apresentou os navios Sun e Star, da classe Sphere da Princess Cruises. Ambas as embarcações operam com gás natural liquefeito (GNL) e capacidade para 4.300 hóspedes. O Sun retorna à Europa em 2026, com roteiros combináveis, enquanto o Star fará a maior temporada da companhia no Alasca.

Encerrando o evento, Alessandra Zoellner, do Píer Mauá, anunciou que a temporada de cruzeiros no Rio contará com 83 escalas entre outubro de 2025 e abril de 2026. “A temporada será um pouco menor. Não vamos usar o Armazém 3. O Armazém 4 será utilizado para embarque e terá lojas para a comodidade dos turistas”, informou.

Participaram do encontro representantes da Clia Brasil, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, R11 Travel e outras operadoras e armadoras, reforçando o papel do Rio de Janeiro como um dos principais centros de promoção do turismo marítimo no Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS