A Rede Vitória Hotéis registrou um crescimento de 25% nos indicadores de ocupação e Ebitda no primeiro semestre de 2025, superando as metas projetadas no final do ano anterior. Com unidades em Campinas, Indaiatuba e Paulínia, a rede foi impulsionada pelo forte desempenho dos eventos corporativos realizados na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O cenário para o início do ano era considerado desafiador. Em dezembro de 2024, o grupo projetava dificuldades em virtude das incertezas econômicas, da queda nas reservas de grupos esportivos e do início do pagamento das parcelas do Perse, programa de apoio federal às empresas afetadas pela pandemia. Outro fator considerado crítico foi o alto número de feriados no período, o que normalmente reduz a movimentação no segmento de negócios — responsável por cerca de 80% do faturamento da rede na região.
“Entendíamos que seria um semestre desafiador, comprometido por todos esses fatores”, afirma Eduardo Porto, Diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis. “Mas, para nossa surpresa, fechamos o semestre com um crescimento de 25%, superando as nossas expectativas”, completa.
O avanço foi impulsionado, sobretudo, pelo bom desempenho das unidades Vitória Hotel Concept (Campinas), Vitória Hotel Convention Indaiatuba e Vitória Hotel Convention Paulínia, esta última celebrando dez anos de operação. Os eventos movimentaram não apenas os espaços corporativos, mas também impactaram positivamente as áreas de hospedagem, alimentos e bebidas e os restaurantes independentes anexos aos empreendimentos.
“A região de Campinas, além da locação de fácil acesso, infraestrutura e proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, concentra mais de 50 multinacionais e empresas brasileiras, grandes entidades de classes, universidades e centros de pesquisas, que trouxeram seus encontros de colaboradores e eventos corporativos para a região no primeiro semestre”, pontua Porto. Ele ainda destaca que Campinas figura entre as sete maiores regiões do país na realização de eventos nacionais e ocupa o quinto lugar como destino para eventos internacionais.
Setores como agronegócio, indústria farmacêutica, tecnologia e o segmento PET foram os principais protagonistas na retomada da agenda corporativa da região.
Para o segundo semestre, a expectativa é mais conservadora. “Vamos trabalhar com uma taxa conservadora para o segundo semestre, com previsão de crescimento de 5% na comparação ao primeiro semestre”, finaliza o Diretor de Marketing e Vendas da Rede Vitória Hotéis. O período será marcado por novos eventos empresariais, além de atrações de grande porte como a Expoflora e o tradicional Rodeio de Jaguariúna, que mobilizam visitantes de diversos estados.