O Cacau Park, empreendimento temático da Cacau Show em construção em Itu (SP), alcançou um marco simbólico no último dia 16 de agosto, quando se celebra o Dia Mundial da Montanha-Russa. Na data, foi concluído o fechamento dos trilhos da Ghost Rider, atração que promete ser a maior e mais veloz montanha-russa da América Latina, com 55 metros de altura e capacidade de atingir 120 km/h.
Com quase 1 km de extensão, a Ghost Rider se diferencia pelo uso de um sistema de lançamento magnético por ímãs, capaz de impulsionar o carrinho em alta velocidade sem depender apenas da gravidade. O percurso foi projetado para proporcionar uma experiência fluida e intensa, marcada por curvas acentuadas, quedas e momentos de airtime. A atração é assinada pela fabricante holandesa Vekoma, responsável por mais de 85% das montanhas-russas dos parques Disney, e supera em altura e velocidade a VelociCoaster, do Universal Studios, em Orlando.
Alê Costa, fundador e CEO da Cacau Show, destacou o simbolismo do avanço: “O fechamento da estrutura da Ghost Rider marca um capítulo histórico na construção do Cacau Park. Estamos falando da maior e mais radical atração do nosso parque, e uma das mais impressionantes da América Latina. E a emoção só está começando: os visitantes vão embarcar em uma experiência sensorial única, com trilha sonora individual em cada assento e um sistema de iluminação inovador que vai desafiar até os mais corajosos”.
A etapa concluída abre caminho para o alinhamento dos trilhos e a instalação da parte elétrica, processos que devem durar até três meses. Em seguida, a montanha-russa passará por uma fase de testes rigorosos, com duração semelhante, conduzidos por técnicos internacionais. A Ghost Rider será a segunda maior montanha-russa já construída pela Vekoma, atrás apenas de uma atração instalada no Six Flags, na Arábia Saudita.
Um dos maiores complexos turísticos da América Latina
Com inauguração prevista para 2027, o Cacau Park ocupará mais de 950 mil m² e terá mais de 50 atrações, divididas em cinco áreas temáticas inspiradas no universo do cacau: Fantástica Floresta do Cacau, Aventura Maia, Vila laCreme, Fábrica Show e Universo Dreams.
O complexo contará ainda com dois hotéis temáticos — somando 1.330 quartos —, boulevard com lojas e restaurantes, centro de convenções e espaços culturais. A expectativa é receber até 50 mil visitantes por dia.
Alê Costa reforça que o projeto vai além do entretenimento: “O Cacau Park vem ganhando forma a cada dia como um espaço pioneiro, que representa não só o futuro da nossa marca, mas também um orgulho para todos os brasileiros. Será um dos maiores complexos turísticos da América Latina, com capacidade de receber 50 mil pessoas por dia, onde vamos contar a história do chocolate e inspirar pessoas por meio de experiências educativas, culturais e sensoriais”.