Viajar é sinônimo de experiências marcantes, mas também pode render situações inesperadas. Uma pesquisa encomendada pela Booking.com apontou que perder o passaporte ou documentos é o maior medo dos brasileiros quando estão longe de casa, preocupação mencionada por 83% dos entrevistados.
Na sequência, o risco de não ter a documentação correta (77%) e o extravio de bagagem (76%) aparecem como os principais temores. O cancelamento de voos (72%) e reservas feitas de forma incorreta (68%) também figuram na lista, assim como perder o traslado do aeroporto para a acomodação (51%), atrasos em voos (37%), chuva inesperada (33%) e traslados demorados (32%).
As preocupações variam conforme perfil e faixa etária. Mulheres demonstram maior receio em relação ao extravio de bagagem (81% contra 71% entre os homens), enquanto pessoas acima de 65 anos são as mais cautelosas com malas (86%). Já viajantes entre 55 e 64 anos lideram o temor de perder passaporte ou documentos (89%).
A pesquisa também explorou os “perrengues” mais comuns em viagens. O mais citado foi perder a hora de um passeio (19%), seguido por pedir comida por gestos e receber o prato errado (9%), entrar no carro ou transfer equivocado (8%), confundir o quarto de hotel (8%) e até dormir no transporte público e passar do ponto (7%). Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, as situações constrangedoras aparecem com maior frequência.
“O que a pesquisa mostra é que, por mais que a gente planeje, sempre há espaço para o improviso – seja aquele frio na barriga de perder documentos ou o constrangimento de entrar no quarto errado. O importante é manter o bom humor e aproveitar a experiência”, comenta Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil.
O levantamento foi realizado de forma independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México, todos maiores de 18 anos, que viajaram a lazer nos últimos 12 meses e já planejam novas viagens para o próximo ano.