A Foco Operadora encerrou o primeiro semestre de 2025 com um crescimento de 22% em vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A meta para o segundo semestre é ousada: atingir até 30% de expansão, sustentada pela força do turismo de experiência, do segmento de luxo e das excursões em grupo, especialmente voltadas ao público 60+.
De acordo com Antonio Neto, diretor de Marketing e Planejamento da empresa, o desempenho reflete uma adaptação rápida às oscilações do mercado. No início de 2025, a expectativa era de um avanço mais robusto do turismo internacional, com destaque para América do Sul, Europa e Estados Unidos. No entanto, a alta cambial e o encarecimento dos aéreos fizeram a operadora acionar os “planos B e C”, reforçando a aposta no turismo interno e regional.
“Entendemos que o internacional é a galinha dos ovos de ouro, mas não podemos morrer de fome. Quando o câmbio e os aéreos apertaram, voltamos nossos esforços para os destinos nacionais e de proximidade, especialmente aqueles que oferecem experiências diferenciadas. Foi uma decisão estratégica que deu muito certo”, avalia Neto.
Olhando para o comportamento do consumidor, Neto enxerga duas tendências principais: a busca por turismo de luxo e experiências personalizadas, e o crescimento constante dos grupos de excursão, especialmente entre o público sênior. “O passageiro de hoje quer exclusividade, mesmo dentro de um grupo. Quer vivências autênticas, roteiros autorais e diferenciais que vão além do convencional”, analisa.
Apesar das incertezas cambiais e de casos como a crise da Argentina – que perdeu espaço para o Chile como destino mais procurado na América do Sul na operadora-, a Foco acredita em um segundo semestre promissor. Além do Sul e do Nordeste, destinos como Foz do Iguaçu e Balneário Camboriú também se mantêm entre os campeões de venda da operadora.
“O turismo vive um momento de crescimento e precisamos ser inteligentes para aproveitá-lo. Nosso desafio é equilibrar o internacional, sem abrir mão da força do regional, e preparar o trade para atender um cliente mais exigente e conectado”, pontua Neto.
A aproximação com o trade de viagens, inclusive, tem sido um pilar para o crescimento da Foco. A empresa, que atua em seis estados e mantém bases comerciais em diferentes regiões, estruturou em 2025 uma coordenação exclusiva para alinhar o trabalho de seus executivos de contas e potencializar resultados.
Além disso, intensificou parcerias com o poder público em destinos como Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, apoiando roadshows, capacitações e programas de incentivo. “Nosso trabalho é feito lado a lado com o agente de viagens. Em ações como o Fantu, ou Foco Training, levamos profissionais para vivenciar os destinos, fortalecendo a relação entre fornecedores e o mercado. Hoje, o agente de viagens voltou a ser protagonista e nós queremos dar a ele as ferramentas para atender um consumidor cada vez mais exigente”, ressalta o diretor.
A aposta no relacionamento próximo se reflete também nos números regionais. No Rio Grande do Norte, por exemplo, o turismo interno cresceu 43% no primeiro semestre de 2025, puxado pela melhoria das estradas estaduais, que facilitou deslocamentos para destinos como Pipa, São Miguel do Gostoso e serras locais. “Quando o poder público entrega infraestrutura de qualidade, todo o ecossistema turístico é beneficiado. O cliente compra viagem de última hora porque sabe que a estrada está em boas condições”, completa Neto.
Serra Gaúcha como vitrine e meta para 2026
Se no Nordeste a regionalização tem sido um motor, no Sul do país a Serra Gaúcha surge como outro pilar estratégico da Foco Operadora. O destino já responde por uma fatia de 20% das vendas da operadora neste segundo semestre, especialmente com a retomada das operações no aeroporto de Porto Alegre e a força do Natal Luz em Gramado.
A surpresa positiva foi a velocidade da retomada: bloqueios para o Natal Luz chegam a se esgotar em menos de 48 horas, com listas de espera formadas imediatamente após os anúncios. “Havia uma dúvida sobre o tempo que o mercado levaria para retomar a Serra Gaúcha depois das enchentes, mas a procura superou todas as expectativas”, aponta Neto.
De olho em 2026, a Foco Operadora prepara um movimento ousado: reposicionar Bento Gonçalves como destino de hospedagem, e não apenas de passagem. Para isso, organiza a 10ª edição da sua Rodada de Negócios, marcada para 4 a 8 de março, que reunirá cerca de 400 agentes de viagens de todo o Brasil, 70% deles do Nordeste. O evento terá experiências imersivas, incluindo um passeio exclusivo de Maria Fumaça.
“Queremos mostrar que o agente pode oferecer a seus clientes uma estadia completa em Bento, com enoturismo, gastronomia, turismo rural e experiências radicais. Gramado é consolidado, mas acreditamos que Bento tem potencial para ser a nova vitrine do trade”, conclui.
Esta reportagem integra a série Especial Operadoras, tema de capa da edição de agosto do Brasilturis Jornal. Ao longo do mês, apresentaremos entrevistas exclusivas com executivos das principais empresas do setor, revelando estratégias, resultados, tendências e perspectivas para o mercado de viagens no Brasil e no exterior.