BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MTur lança guia para impulsionar projetos de turismo náutico no Brasil

Publicação do MTur sobre turismo nautico orienta municípios na estruturação de propostas e atrai investimentos em diversas regiões

Durante o 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto em São Paulo (SP), o Ministério do Turismo (MTur) lançou oficialmente o Guia de Projetos de Infraestrutura de Apoio ao Turismo Náutico.

Elaborado em parceria com o Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), o projeto é fruto de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos. A publicação busca orientar prefeituras municipais e gestores públicos quanto à formulação de propostas do tipo nas diferentes regiões do país.

Durante a cerimônia de lançamento, representantes do setor destacaram a importância da iniciativa para impulsionar o segmento. Segundo Isabella Pozzeti, coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, o Guia funciona como um verdadeiro passo a passo.

“Ele orienta desde a escolha do tipo de projeto até o alinhamento com políticas de turismo já existentes. Detalha com quem conversar, quais etapas seguir e supre uma lacuna de conhecimento e recursos que muitos municípios enfrentam. É um roteiro para transformar vocação em realidade”, explica Isabella.

Na avaliação de André Hadlich, pesquisador do LabTrans/UFSC, o Guia de Projetos de Infraestrutura de Apoio ao Turismo Náutico representa uma ferramenta estratégica.

“O documento consolida boas práticas e metodologias para apoiar gestores na implementação de projetos estruturantes. Além disso, reúne nossa experiência de anos de pesquisa, com foco em apoiar municípios a planejarem melhor sua infraestrutura, atrair investimentos e desenvolver o turismo náutico de forma ordenada e inclusiva”, comenta Hadlich.

Experiências

O lançamento também teve a participação de especialistas e gestores de diferentes regiões. Luis Sobrinho, consultor da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Oportunidades (InvestSP), apresentou a experiência local no desenvolvimento do turismo náutico e ressaltou o papel do guia como referência.

“São Paulo concentra grande potencial e já avançou em iniciativas de infraestrutura. Compartilhar essas experiências e alinhar com o guia é essencial para que outros municípios possam planejar de forma eficaz”, afirmou Sobrinho.

Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec (antigo Parque Tecnológico de Itaipu), destacou o case do Lago de Itaipu como exemplo de turismo náutico com característica binacional.

“Nosso desafio é potencializar o turismo náutico no lago, potencializando sua capacidade com projetos como o do Mirante do Lago. O guia fortalece essa perspectiva ao oferecer diretrizes para transformar projetos locais em oportunidades de desenvolvimento regional”, diz Benites.

Avanços

Com o guia, o ministério busca estimular investimentos, qualificar projetos e promover o ordenamento da atividade náutica. Os principais impactos esperados incluem:

  • Aproveitamento da vasta extensão de orlas marítimas, fluviais e lacustres do Brasil, com centenas de cidades já mapeadas pelo MTur ministério com vocação náutica;
  • Apoio a cidades e regiões para estruturar projetos capazes de alavancar o turismo náutico;
  • Fortalecimento da economia local, com a criação de empregos e aumento de renda nas comunidades envolvidas.

O guia do MTur será disseminado junto a estados, municípios e parceiros institucionais da ação, consolidando-se como instrumento estratégico para o futuro do turismo náutico brasileiro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro movimenta R$ 107 bilhões...

Apesar da desaceleração da economia nacional, setor de viagens e eventos corporativos segue em alta, com crescimento de 7% no lazer e 8% no corporativo; perspectivas incluem inflação em queda, juros menores e câmbio mais favorável

FIT Pantanal confirma edição 2026 em...

FIT Pantanal aposta na internacionalização e em encontros de negócios para ampliar a conexão do destino com o Brasil e o mundo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS