BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Vantagens e riscos da IA na gestão de viagens corporativas

Palestra do Fórum Abracorp mostra que IA otimiza decisões e processos, mas exige supervisão humana para resultados estratégicos

Na 11ª edição do Fórum Abracorp, realizada nesta quinta-feira (28) no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, Cristiano Kruel, CIO da StartSe, conduziu a palestra “O Impacto da Inteligência Artificial (IA) na Gestão das Viagens Corporativas”, abordando como a tecnologia vem transformando o planejamento, a execução e a análise de viagens corporativas.

Kruel iniciou a apresentação com um exemplo curioso: “Saiu nos jornais que uma influencer perdeu voo, chorou e colocou a culpa no ChatGPT. Ela perguntou para a IA se precisava visto para ir Porto Rico. Deve ter respondido que ‘não’ e ela perdeu toda a viagem”, conta o executivo, destacando a necessidade de compreender os limites e possibilidades das ferramentas de IA.

O executivo explica que sua empresa, uma startup brasileira com dez anos de atuação, atua em programas de desenvolvimento para clientes como Bayer, Nestlé, Oracle e outras companhias, além de projetos de aceleração corporativa na China e nos Estados Unidos. “Somos uma empresa jovem, uma operação diferente, com foco em aprender na trincheira, não só tirando foto na frente do Google ou do Facebook”, declara.

Kruel contextualiza a importância da IA no mercado atual, lembrando que em 2019 já organizava eventos sobre o tema antes do hype atual onde destacava o surgimento de tecnologias como o ChatGPT, que só chegaram ao mercado em 2022. “A primeira geração que está colocando o dedo para aprender isso somos nós. E o grande dilema é que todos nós, na primeira vez que usamos o ChatGPT, entramos para lacrar”, brinca.

Segundo ele, a IA não é apenas um tema de tecnologia da informação. “Para TI é mais um problema, mas para todos que estão nessa sala, é como vocês vão gerir e liderar”. Kruel explica que o grande impacto da inteligência artificial está na capacidade de processar volumes gigantescos de dados e gerar predições, algo que ele chamou de “hiperplanos multidimensionais”.

O executivo também apresentou exemplos práticos de aplicações, como a criação de propostas de viagens corporativas completas com itinerário, custo e análise estratégica em questão de minutos, utilizando sistemas de IA. “Essas máquinas estão aí. Eu posso calcular 2 + 2 ou posso fazer mais. Quando essa máquina pesquisa um monte de coisa, é como se eu estivesse fazendo uma conta maior”, Explica Kruel, mostrando que o potencial da IA depende do conhecimento e contexto de quem a opera.

Resultado depende do operador

Ele enfatiza que as ferramentas de IA são estocásticas, ou seja, probabilísticas, e que podem gerar respostas diferentes para a mesma pergunta. “São máquinas para pessoas que entendem o contexto e têm repertório, e são perigosíssimas para quem não entende nada”, alerta. Kruel acrescenta que, apesar da automação, é essencial manter humanos no processo para supervisão e validação das decisões. “Temos que entender onde colocar os humanos na hora certa”, aponta.

O executivo concluiu destacando que a IA representa a maior convergência tecnológica da história e que pode acelerar processos, gerar insights estratégicos e otimizar a operação de viagens corporativas, mas sempre com acompanhamento humano. “A indústria de vocês precisa aprender os truques básicos. Executivo e empresário não gosta de gastar tempo e dinheiro com coisas que não entende. Enquanto isso, o mundo de tecnologia adora complicado. Adora complicado, mas se você entende, tudo muda”, pontua.

A palestra reforça que, para empresas de viagens corporativas, IA não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta estratégica capaz de redefinir processos, melhorar a tomada de decisão e ampliar a capacidade analítica das equipes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

BLTA apresenta Anuário e destaca crescimento...

Anuário 2024 da BLTA mostra avanço do turismo de luxo no Brasil, com crescimento de receita, alta da diária média e maior engajamento em sustentabilidade

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS