A Embratur realizou, no primeiro semestre de 2025, quatro edições do Experience Brasil Famtour, em parceria com o Sebrae, secretarias estaduais de turismo, companhias aéreas e aeroportos. O objetivo foi aproximar operadores internacionais dos destinos brasileiros e fomentar negócios no setor.
Entre janeiro e julho, 31 operadores estrangeiros de sete países estratégicos — Peru, Bolívia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha e México — participaram das viagens. A programação incluiu visitas técnicas, rodadas de negócios e encontros de relacionamento com o trade turístico nacional.
As ações passaram por mais de 20 municípios em seis estados brasileiros, envolvendo mais de 40 micro e pequenas empresas do setor. Foram realizados seis encontros de relacionamento e 548 reuniões de negócios com mais de 70 empresas locais.
Os profissionais também foram capacitados por meio da plataforma Brasil Travel Specialist, desenvolvida pela Embratur em parceria com o Sebrae, cujo pré-requisito é a conclusão de um treinamento que habilita agentes e operadores estrangeiros como especialistas em Brasil.
Integração ao projeto Feel Brasil
Os famtours estão inseridos no projeto Feel Brasil, que certifica 101 experiências turísticas em todo o país com foco em pequenos negócios e comunidades locais.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa tem papel central na internacionalização do turismo.
“A estratégia na montagem do famtour, na escolha de mercados, destinos, segmentos e nichos, segue a sinergia das ferramentas da Embratur em consonância com o Plano Brasis. Ao vivenciar o país em primeira mão, esses profissionais retornam aos seus mercados com conhecimento técnico, histórias reais e novas conexões de negócios. As famtours são fundamentais para consolidar nossa imagem internacional e gerar negócios para toda a cadeia do turismo”, afirma.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a relevância da participação dos pequenos empreendedores.
“Essa ação fortalece e posiciona o Brasil de forma estratégica para o mundo. Com isso, iremos ampliar o mercado com os atrativos de sol e praia, turismo de base comunitária, esportes, evidenciando a diversidade dos produtos turísticos brasileiros. Os pequenos negócios são essenciais neste trabalho, pois são 97% dos negócios do turismo”, disse.
Destinos visitados
Florianópolis e Costa Verde Mar (SC): entre 23 e 30 de março, operadores do Peru e da Bolívia visitaram resorts, atrações em Balneário Camboriú, Florianópolis e Itapema, além de experiências gastronômicas e culturais.
Chapada Diamantina e Boa Nova (BA): entre 9 e 17 de maio, operadores britânicos especializados em birdwatching participaram de trilhas, encontros técnicos, atividades culturais e observaram aves da região.
Pantanal Norte (MT): de 17 a 24 de maio, representantes dos Estados Unidos e Canadá realizaram safáris fotográficos, passeios de barco, observação de onças e visitas técnicas a pousadas.
Rota das Emoções (MA, PI e CE): de 6 a 14 de junho, profissionais da Espanha e do México percorreram Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, com atividades de aventura, gastronomia e rodadas de negócios.