A Iberia reforçou sua estratégia no mercado brasileiro com a nomeação de Raphael de Lucca como novo country manager no país. O executivo assume a liderança em um momento de forte expansão da companhia, que em 2025 terá a maior oferta de assentos de sua história no Brasil.
Com formação em Administração Hoteleira e pós-graduação em Administração de Empresas, Raphael de Lucca construiu carreira em empresas de destaque do setor de turismo e aviação. Passou por agências de viagens online como Booking.com e Hotelinfo, além de ter liderado a área comercial do Submarino Viagens. Nos últimos dez anos, esteve à frente de operações comerciais de companhias aéreas internacionais. Agora, traz sua experiência para comandar as operações da Iberia e da British Airways no mercado brasileiro.
Segundo a companhia, a chegada de De Lucca marca um novo ciclo de crescimento. “O Brasil é um dos mercados mais estratégicos para a Iberia na América Latina e queremos ampliar nossa conectividade, fortalecendo ainda mais nossa presença na região”, afirma a aérea em comunicado.
Brasil como prioridade estratégica
Em 2025, a Iberia oferecerá mais de 590 mil assentos no Brasil, um aumento de 27% em relação a 2024. O crescimento inclui a abertura de duas novas rotas diretas: Recife, a partir de 13 de dezembro de 2025, com três frequências semanais; e Fortaleza, a partir de 19 de janeiro de 2026, também com três frequências semanais.
Com isso, a companhia passará a operar quatro rotas diretas para o Brasil, somando-se às já consolidadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os voos serão operados com aeronaves A321XLR, modelo mais moderno do mercado e incorporado pela Iberia em novembro de 2024.
Em São Paulo, a oferta de assentos alcançará 455 mil em 2025, crescimento de 37% em relação a 2023, com dois voos diários. No Rio de Janeiro, serão cerca de 132 mil assentos, com quatro a cinco voos semanais.