O Rio Galeão realizou, no dia 28 de agosto, no Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, a cerimônia de premiação da 9ª edição do Programa de Eficiência Logística (PEL). A iniciativa, consolidada como um dos principais eventos de logística aérea do país, tem como objetivo monitorar e reconhecer o desempenho das empresas que operam no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Em 2025, o programa contou com um crescimento de 10% no número de participantes em relação ao ano anterior, reunindo 440 importadores.
O grande destaque desta edição foi a Petrobras, eleita Empresa de Destaque pela evolução consistente em sua performance. A companhia reduziu em até 40% o tempo de permanência de cargas no terminal nos últimos dois anos, atingindo, em 2024, uma média de apenas 19h45. Essa eficiência resultou em maior agilidade nos negócios e redução significativa de custos logísticos.
Crescimento das operações de carga
Os resultados do terminal refletem avanços na gestão e nas operações. Somente no primeiro semestre de 2025, 79% das cargas foram liberadas em até 48 horas, indicador que confirma a agilidade do processo. Nesse mesmo período, o Rio Galeão registrou 18,7 mil toneladas de cargas importadas, um aumento de 14% em comparação com 2024, somando US$ 8 bilhões em valor movimentado, alta de 25%.
Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do Rio Galeão, destacou que o Pel tem papel estratégico na modernização do setor. “O Programa de Eficiência Logística dá transparência a cada etapa da operação, permitindo que importadores identifiquem oportunidades de redução de tempo e custo. No primeiro semestre, tivemos recorde em valores e volumes de importação e seguimos investindo em infraestrutura, sistemas e novas rotas para sustentar esse crescimento, incluindo o avanço no projeto Remessa Conforme, que já representa 12% da carga de importação”, afirmou.
Reconhecimento do trade logístico
Leandro Lopes, gerente Comercial do Rio Galeão Cargo, ressaltou a importância da integração dos diferentes elos da cadeia. “Hoje, o PEL é reconhecido não apenas como um ranking, mas como uma ferramenta de gestão. Os resultados mais eficientes são fruto de um trabalho colaborativo entre companhias aéreas, agentes de carga, despachantes, órgãos anuentes e transportadores”, disse.
Entre os segmentos que mais evoluíram em 2024 estão Petróleo e Gás – Operação (-20%), Tecnologia (-21%) e Transporte Aéreo (-7%). Além disso, companhias como Volkswagen Truck & Bus, Globo, Zara Brasil, Merck e Frescatto receberam prêmios de Importadores Mais Eficientes em suas categorias.
Na aviação, a Tap Air Cargo foi reconhecida como companhia aérea destaque, enquanto empresas como DSV Air & Sea, JS Energy e Expresso Predileto também figuraram entre os premiados.