BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Embratur lança guia sobre igualdade racial no turismo

Publicação orienta mercado a adotar práticas inclusivas e impulsiona afroturismo brasileiro no cenário internacional

A Embratur lançou nesta terça-feira (9), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), o Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo. O material apresenta diretrizes para que empresas do setor incorporem práticas inclusivas, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no fortalecimento do afroturismo.

O documento, apresentado durante o workshop Trilhas do Afroturismo Internacional, em Salvador (BA), define o afroturismo como um segmento que promove identidade, ancestralidade e experiências afrocentradas, conduzidas por protagonistas negros.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o guia representa uma ferramenta estratégica para o posicionamento do país.

“Promover a igualdade racial não é apenas uma questão de justiça social, mas de inteligência de mercado e competitividade. Ao criarmos ambientes inclusivos e seguros, qualificamos destinos e projetamos o Brasil como líder global no afroturismo”, afirmou.

A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, destacou que o guia é um passo concreto rumo a um turismo antirracista. “É uma publicação que orienta o setor com diretrizes claras, reforçando nosso compromisso em construir um turismo que reflita a diversidade brasileira e acolha a todos de forma justa e respeitosa”, disse.

O guia sugere ações como:

  • revisão de vagas para evitar linguagem excludente;
  • ampliação da divulgação em redes comunitárias negras;
  • formação de painéis de entrevistadores diversos;
  • letramento racial contínuo das equipes;
  • criação de materiais de divulgação que representem a diversidade de forma positiva.

Segundo a consultora Natália Oliveira, da Embratur/CAF, o caráter inédito da publicação é um avanço importante. “Direcionar o setor a acolher o turista negro é um passo essencial para a construção de um turismo mais justo”, avaliou.

Cooperação internacional

Para Eddi Marcelin, diretor de Diversidade da CAF, a iniciativa fortalece um ecossistema que gera impacto econômico enquanto celebra memória e identidade. O guia integra o Plano Brasis, nova estratégia de marketing internacional da Embratur, que posiciona o Brasil como destino sustentável, democrático e inclusivo.

O workshop em Salvador contou com a participação de empreendedores como Nilzete Santos (Afrotours), Carina Santos (Afrotrip Brasil Turismo) e o criador de conteúdo Leandro Gonçalves (Preto Viajante), além da apresentação de cases de diversidade do setor hoteleiro, como os da rede Accor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS