O turismo religioso em Natal, capital do Rio Grande do Norte, vai além das praias e da gastronomia que marcam o destino. A cidade preserva templos históricos, santuários modernos e celebrações que atraem fiéis e visitantes interessados em vivenciar experiências ligadas à fé e à cultura.
Igreja do Santo Antônio
Popularmente chamada de Igreja do Galo, foi fundada em 1766 e se tornou um dos símbolos do barroco natalense. Suas pinturas originais hoje fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Construída por escravos no século XVIII, a igreja recebia apenas negros e pobres. Hoje, é palco de missas em latim e é considerada a segunda mais antiga de Natal, segundo Câmara Cascudo.
Igreja Nossa Senhora da Apresentação
Primeiro templo construído no estado, em 1599, é conhecida também como Catedral Antiga ou Sé Antiga. Foi erguida como uma pequena capela na missão de fundação da cidade.
Catedral Metropolitana
Com linhas trapezoidais ascendentes, a Catedral é referência arquitetônica em Natal. No subsolo, abriga a cripta inaugurada pelo Papa João Paulo II em 1991.
Igreja de Nossa Senhora de Lourdes
Localizada em Petrópolis, foi erguida sobre a casa e o túmulo do Padre João Maria, atraindo fiéis em busca de devoção e história.
Igreja do Bom Jesus das Dores
Quarto templo católico construído em Natal, guarda imagens antigas talhadas em madeira e está localizado no bairro da Ribeira.
Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu
Inaugurado em 2009, homenageia os mártires do massacre de 1645, canonizados pelo Papa Francisco em 2017. O local preserva a memória dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu.
Estátua de Santa Rita de Cássia
Situada em Santa Cruz, a 116 km de Natal, é a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura. Todos os anos, em 22 de maio, recebe milhares de fiéis em homenagem à santa.
Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Famosa pelas missas celebradas todo dia 13 de cada mês, ganhou em 2024 uma imagem de 35 metros de altura, instalada em um grande santuário em construção na Zona Norte.
Peregrinação das Sete Igrejas
Evento realizado na quaresma, percorre templos históricos de Natal em caminhada penitencial, unindo devoção e conhecimento histórico.
Caminhada Espaços Sagrados
A atividade promove visitas a igrejas de diferentes denominações, além de sinagoga, templo maçônico e locais históricos, reforçando a pluralidade religiosa da capital potiguar.