BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,40
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Rotas do Vinho impulsionam turismo e crescimento das vinícolas em SP

Programa Rotas do Vinho já gera impacto em faturamento, empregos e experiências turísticas no interior de São Paulo

O programa Rotas do Vinho, do Governo do Estado de São Paulo, já apresenta resultados concretos para o turismo regional e para o setor vitivinícola paulista. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), 73,7% das vinícolas integrantes do programa avaliam os resultados como positivos.

Segundo os dados, 82% das vinícolas reportaram aumento no número de visitantes desde o lançamento da iniciativa, com crescimento médio de 27% no fluxo turístico. O gasto médio por visitante é de R$ 204, impulsionando diretamente a economia das cidades envolvidas e das propriedades produtoras de vinho. Esse movimento também se reflete nas receitas: 85,7% das vinícolas esperam encerrar o ano com alta média de 22% no faturamento em comparação a 2024.

“São Paulo é o maior consumidor de vinho do país e boa parte desse consumo está ligado às viagens turísticas. Estamos crescendo em qualidade, conquistando destaque no mercado internacional com premiações, e isso é resultado dos esforços do Governo do Estado, por meio do Rotas do Vinho de SP, da sociedade civil e de toda essa cadeia produtiva, cada vez mais organizada”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

O programa também estimula novos investimentos: 92% das vinícolas já iniciaram ou pretendem iniciar obras de melhoria em infraestrutura, sendo que 38,5% dessas iniciativas são motivadas diretamente pelo aumento da demanda turística.

O impacto também chegou ao mercado de trabalho. Cerca de 67,9% das vinícolas afirmaram estar contratando novos funcionários, e, em 52,6% dos casos, as contratações foram justificadas pelo crescimento no número de visitantes. O dado reforça o potencial do programa não apenas para atrair turistas, mas também para gerar empregos no interior.

Outro reflexo positivo é a diversificação da oferta turística: 96% das vinícolas estão criando ou ampliando experiências para o visitante, como degustações guiadas, passeios entre vinhedos, eventos culturais e gastronômicos. Mais da metade dessas iniciativas (55,6%) respondem diretamente ao aumento da procura desde a implementação do programa.

Para Amanda Willoweit, gerente-geral da Vinícola Floresta São Pedro, em Espírito Santo do Pinhal, o Rotas do Vinho tem sido decisivo para a projeção da produção paulista e para o desenvolvimento regional.

“Percebemos um aumento significativo de visitantes na nossa cidade e na vinícola. Acreditamos que precisamos continuar divulgando para o mundo os maravilhosos vinhos do nosso estado e transformar as nossas rotas em um grande destino turístico, o que continuará gerando emprego e transformando vidas. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa. É maravilhoso ser parte disso”, declara Amanda.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 30 de junho com as 66 vinícolas participantes do Rotas do Vinho em diversas regiões do estado.

O Rotas do Vinho

Lançado oficialmente em 28 de agosto de 2024, o programa tem o objetivo de valorizar o enoturismo no Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 60 vinícolas participam da iniciativa, que mapeia, organiza e divulga trajetos turísticos em regiões produtoras como Jundiaí, São Roque, Espírito Santo do Pinhal e Serra da Mantiqueira, entre outras.

A ação é coordenada pela Casa Civil e pela InvestSP, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento (SAA) e Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS