BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

São Paulo leva seis empresas do turismo para a FIT Buenos Aires

Missão do programa Discover/Descubra SP busca ampliar negócios, atrair investimentos e reforçar promoção da capital paulista

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo confirmaram a participação de uma comitiva paulista na Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, considerada uma das maiores da América Latina. A missão, marcada entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, integra o programa Discover/Descubra São Paulo, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O evento argentino reúne anualmente cerca de 125 mil visitantes, incluindo operadores de viagens, representantes de agências, hotéis, companhias aéreas, restaurantes e promotores de eventos de pelo menos 40 países. Com esse cenário, a capital paulista terá a oportunidade de expandir sua visibilidade e gerar novos negócios, ao mesmo tempo em que fortalece seu posicionamento como destino turístico e de negócios.

Foram selecionadas para integrar a delegação seis empresas com atuação estratégica no setor: Jardim Bíblico do Templo de Salomão, Mercado SP SPE, Zoológico de São Paulo, Clarity Viagens, União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) e Expo Fórum de Turismo 60+ | Kuwabara Comunicação. Além da participação nos encontros comerciais e atividades de networking, São Paulo contará com um estande próprio para divulgação de seus atrativos.

“Um dos nossos principais focos neste ano é ampliar a presença da cidade de São Paulo em eventos latino-americanos, uma vez que a proximidade geográfica é um elemento valioso a ser considerado para a promoção turística”, destacou o secretário municipal de Turismo, Rui Alves. “Especificamente com relação à Argentina, São Paulo compartilha muitos aspectos em comum, como a paixão pelos esportes e pela gastronomia”, completou.

Entre as ativações previstas, chama atenção a réplica de um carro de Fórmula 1 com tecnologia de realidade virtual, permitindo que os visitantes simulem uma corrida no Autódromo de Interlagos. A ação remete ao Grande Prêmio de São Paulo, realizado em novembro, que injeta cerca de R$ 2 bilhões na economia da cidade a cada edição, movimentando setores como hospedagem, transporte, alimentação e passeios turísticos.

Lançado no início de 2025, o Discover/Descubra São Paulo foi estruturado para apoiar empresas em missões nacionais e internacionais, oferecendo reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis — equivalente a 50% dos custos com viagem. A iniciativa inclui ainda suporte de consultoria, ações de promoção coletiva, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

No primeiro semestre deste ano, o programa já contabilizou sete missões internacionais, envolvendo 19 empresas e gerando uma projeção de R$ 80 milhões em negócios. Até dezembro, ainda estão previstas mais três missões internacionais (WTM Londres, Festuris em Gramado e ILTM Cannes) e duas nacionais. Entre os destinos já contemplados, destacam-se Madrid, Berlim, Lisboa, Cidade do Cabo, Dubai, Cidade do México e São Paulo, além de participações programadas para a Istanbul Tourism Fair e a ABAV Expo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS